18/12/2015 14h00

 Votação de projetos importantes para a cidade e  conquistas  como a implantação da TV Legislativa com o sinal aberto à população, foram destaques esse ano. 

               Durante toda a semana o vereador Gervino Cláudio Gonçalves, o Cláudio Sorocaba I (PR), presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, esteve nos programas jornalísticos das rádios da cidade para falar sobre o trabalho do Legislativo durante este ano.

               Cláudio explicou que apesar da quantidade de vetos do Executivo a projetos aprovados pela Câmara, 2015 foi produtivo e refletiu a democracia e independência entre poderes. “Muitas vezes o vereador sabe que o projeto é inconstitucional porque a iniciativa deveria partir da Prefeitura, mas o assunto é levantado e discutido para provocar uma atitude do Executivo, o que em algumas situações acontece”, justificou.

               O presidente da Câmara citou ainda a aprovação do Plano Municipal de Educação, as comissões especiais e CPIs criadas pelos vereadores para fiscalizar de perto temas relevantes para a cidade e apresentar soluções em casos como a epidemia de dengue e a merenda nas escolas municipais.

               Como conquista para a população, Cláudio destacou a implantação da TV Legislativa em sinal aberto, mediante acordo com a Câmara Federal, para que as transmissões das sessões e do trabalho do Legislativo em várias esferas do país pudessem ser realizadas sem a necessidade de TV por assinatura. “Agora, cada morador, principalmente os que não têm como pagar pela TV a cabo, pode ver o que os seus representantes estão fazendo e defendendo na Câmara”, comemorou.

                Apesar do investimento com a TV aberta - um dos menores entre todas as Câmaras que aderiram à rede-, a Casa de Leis ainda vai devolver cerca de R$ 4 milhões este ano ao Executivo. “Foi um ano em que precisamos substituir os computadores da Câmara, alguns com dez anos de uso, investir no setor de informática para garantir o armazenamento dos dados do Legislativo, reformar o teto, entre outras despesas, mas a Câmara de Sorocaba utilizou menos do que determina a lei no Orçamento do Município”, esclareceu Cláudio.

               O ano teve um significado especial para o presidente da Câmara, que nasceu no Paraná e veio para Sorocaba há 23 anos. Morador do Júlio de Mesquita Filho, Cláudio pode participar da aprovação de projetos que garantiram a regularização do conjunto habitacional e da entrega das primeiras escrituras aos moradores que já terminaram de pagar pelo imóvel. 

               Outra satisfação foi ter sido agraciado com o Título de Cidadão Sorocabano. “Foi o momento mais emocionante do ano para mim, porque eu sou um homem que chegou aqui com as mãos vazias e a vontade de trabalhar, como aprendi com os meus pais. Mesmo sem estudo eu cheguei à presidência do Poder Legislativo de Sorocaba e hoje posso ser chamado de filho por essa cidade que me acolheu e que escolhi para viver”, concluiu.