04/04/2016 16h14

As reclamações de falta de clínicos gerais e agendamentos de consultas na Unidade Básica de Saúde do Lopes de Oliveira motivaram uma visita surpresa do vereador Izídio de Brito (PT) à unidade na manhã desta segunda-feira, dia 4.

O petista, que preside a Comissão de Saúde Pública da Câmara Municipal de Sorocaba, chegou ao centro de saúde às 7h30, quando conversou com pacientes que aguardavam atendimento em filas extensas. Mais de 150 pessoas encontravam-se na unidade, entre adultos, idosos, gestantes e crianças.

Na ocasião, o vereador Izídio constatou que, dos seis clínicos gerais que deveriam estar prestando atendimento, um estava de férias, outro em licença-médica e, até às 9 horas, apenas uma médica estava atendendo, dos quatro nomes indicados no quadro de funcionários.

Em resposta ao questionamento sobre a falta dos médicos, a coordenadora da unidade, Roseli Aparecida Guerra, disse não saber informar o vereador sobre quem estava trabalhando. A coordenação não acompanhou a vistoria, nem esclareceu dúvidas, segundo ela, por orientação da prefeitura.

De acordo com os próprios usuários, a falta de médicos e agendamentos faz com que muitos pacientes desistam de procurar a unidade de saúde, acarretando em complicações de quadros que poderiam ser facilmente tratados.

Ainda durante a visita, diversos pacientes se queixaram da dificuldade para conseguir uma consulta médica com um clínico geral, passar com o dentista, retirar medicamentos e até agendar pré-natal com o ginecologista. A paciente Amélia Sueli de Oliveira, moradora da Vila Helena, contou que aguarda há mais de dois anos por um cateterismo, sem retorno.

“Não é a primeira vez que vistoriamos a unidade e muitos problemas continuam. Segundo os pacientes que frequentam a unidade, dificilmente há mais de dois profissionais prestando atendimento por período, o que é inadmissível para uma UBS que atende tantas pessoas”, afirma o parlamentar.

Também foram identificados durante a passagem pela unidade a falta de materiais de higiene, água e diversos problemas estruturais. 

Após a visita, o vereador Izídio passou ainda pela obra de recuperação da Unidade Básica de Saúde no Jardim Rodrigo, pronta desde 2013, que, caso estivesse funcionando, “desafogaria a demanda da UBS da Vila Helena”.

A construção da UBS do Jardim Rodrigo, orçada em R$ 4 milhões, foi feita em uma área onde funcionava um antigo lixão clandestino e não pode funcionar por causa do risco de explosão. Segundo os trabalhadores presentes no local, não há previsão para conclusão da obra.

O vereador Izídio irá elaborar um relatório das visitas, que será encaminhado ao secretário municipal de Saúde, doutor Francisco Fernandes, e ao prefeito Antonio Carlos Pannunzio.

Assessoria de imprensa – vereador Izídio de Brito (PT)

Foto: Foguinho/Imprensa SMetal