Sorocabano com descendência indígena fala sobre o dia-a-dia do índio pataxó em sua comunidade no sul da Bahia e vereadores prestam homenagens.
O índio Natalino Cazuza Neto utilizou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Sorocaba no início da sessão ordinária desta terça-feira, 19, para falar sobre a rotina dos índios pataxós em sua comunidade no sul da Bahia. Em 19 de abril é comemorado no país o Dia do Índio.
Entre 23 de março a 7 de abril, Neto percorreu todo o território ocupado pela tribo Pataxó e Coroa Vermelha no sul da Bahia, passando pelas cidades de Porto Seguro e Pau Brasil. “Conheci minhas raízes entrando em contato com membros da família. Apesar da minha missão humanitária em solo baiano, sou sorocabano”, afirmou, lembrando que seus pais se mudaram para Sorocaba onde ele nasceu.
Homenagens: Ao fim de sua manifestação na tribuna popular, o vereador Claudio do Sorocaba I (PR), prestou uma homenagem ao representante da tribo Pataxó pelo Dia do Índio, com a entrega de votos de congratulações.
A data também foi lembrada pelo vereador Waldecir Morelly (PRP) que entregou votos de congratulações ao índio Raul Tsahobo, representante dos índios Xavantes do Mato Grosso. O vereador falou sobre a felicidade de poder reconhecer a importância da cultura indígena. O homenageado, que ministra palestras sobre a cultura indígena e poder das ervas, falou sobre o preconceito e as barreiras por quais passam os índios hoje no Brasil.