20/04/2016 12h20
 

Francisco Moko Yabiku (PSDB) é autor do projeto que prevê a homenagem ao jogador do São Bento.

 

O vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB) apresentou um projeto de decreto legislativo para conceder o título de Cidadão Sorocabano ao goleiro Henal, do São Bento. Com mais de 150 jogos vestindo a camisa nº 1 alviceleste, o autor vê o goleiro como o jogador com mais representatividade junto à torcida e que melhor simboliza o ressurgimento do Azulão Sorocabano na elite do futebol paulista e no cenário nacional. A proposta passará por análise das comissões permanentes do Legislativo e seguirá para votação em plenário pelos vereadores.

 

Anderson Silva Santana, o Henal, nasceu em 7 de dezembro de 1984, na cidade de Tupã-SP, e profissionalizou-se pelo Força Esporte Clube, de São Paulo. O apelido se deve aos cabelos compridos que usava na época e por uma suposta semelhança com o goleiro colombiano Juan Carlos Henao, que atuou pelo Santos em 2005.

 

O goleiro defendeu as equipes do Osvaldo Cruz, Olímpia, Desportiva Ferroviária, Tupã, Guaçuano, Penapolense, Juventus Jaraguá, Anapolina, Internacional de Limeira, Rio Branco e Batatais. Chegou ao São Bento em 2011, ano em que terminou o Campeonato Paulista da série A2 rebaixado à série A3. Permaneceu no clube e disputou a 3ª divisão estadual pelos dois anos seguintes. “Ao mesmo tempo em que o São Bento se reestruturava, as grandes defesas, garra, dedicação e amor à camisa firmavam Henal como um dos grandes ídolos do time, com seu nome frequentemente gritado pelos torcedores”, destaca Yabiku.

 

Em 2013, ano do centenário do Azulão, Henal comemorou o título Paulista da A3 e consequente acesso à série A2. No ano seguinte, fez parte do grupo que obteve o acesso à série A1. Em 2015, no retorno do clube à elite estadual depois de sete anos, foi titular durante todo o Campeonato Paulista e um dos destaques do time, que terminou em 9º lugar.

 

Após um breve período emprestado ao Guarani, Henal retornou a Sorocaba e superou a marca dos 150 jogos pelo São Bento, consagrando-se entre os atletas que mais vestiram a camisa do Azulão em quase 103 anos de história. Suas atuações seguras contribuíram com a histórica campanha do clube no Paulistão 2016, a qual terminou em 5º lugar, classificou-se para a disputa da série D do Campeonato Brasileiro em 2016 e 2017, além de ainda ter chances de obter uma vaga na Copa do Brasil 2017. Na primeira fase do estadual, o São Bento havia terminado como 3º colocado na classificação geral, melhor equipe do interior, 2º lugar do grupo A e 2ª equipe que menos sofreu gols durante a disputa.

 

(Assessoria de Imprensa – vereador Francisco Moko Yabiku – PSDB)