27/04/2016 09h41

A iniciativa foi do vereador José Francisco Martinez (PSDB), presidente da Casa, e a sessão solene também celebrou o Dia Mundial do Escoteiro

 

O Dia Mundial do Escoteiro, comemorado anualmente no dia 23 de abril, e os 51 anos do escotismo em Sorocaba foram celebrados pela Câmara Municipal de Sorocaba, em sessão solene realizada na noite de terça-feira, 26. A iniciativa da homenagem foi do vereador José Francisco Martinez (PSDB), presidente da Câmara Municipal. A solenidade contou com a presença de autoridades e dos grupos de escoteiros de Sorocaba e região, que, em nome do presidente da Regional do Estado de São Paulo da União de Escoteiros do Brasil, Jabes da Costa, prestaram uma homenagem a Martinez, em reconhecimento ao seu estímulo à prática do escotismo, por meio de seu apoio às associações de escoteiros em Sorocaba e região.

 

Além de Martinez, compuseram a mesa de honra dos trabalhos: Glauco Rogério Ribeiro Alves, comissário do 20º Distrito da União dos Escoteiros do Brasil, que, além de Sorocaba, abrange os municípios de Araçoiaba da Serra, Itu, Salto e Votorantim; o capitão Fábio Santos Haro, representando o comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior (7º BPM-I), tenente-coronel Marcos Antônio Ramos; João Roberto Fonseca, diretor-adjunto administrativo da União dos Escoteiros do Brasil em São Paulo; e a relações públicas Simone Liuti Rosa, representando o comandante da Guarda Civil Municipal de Sorocaba, Benedito da Silva Zanin. Crianças escoteiras apresentaram hinos do movimento durante a solenidade.

 

Ao saudar o Dia Mundial do Escoteiro e os 51 anos do escotismo em Sorocaba, o vereador José Francisco Martinez (PSDB) enfatizou: “Num mundo em que a violência e as drogas espreitam a juventude em cada esquina, é essencial valorizar o Movimento Escoteiro. Por meio do amor à natureza, o escotismo estimula nas crianças, adolescentes e jovens valores como honra, lealdade, disciplina e amor ao próximo, que, sem dúvida, são essenciais para toda a humanidade”. O comissário do 20º Distrito da União dos Escoteiros do Brasil, Glauco Rogério Ribeiro Alves, também fez uso da palavra. “Somos um grande movimento para jovens, feito por jovens. O escotismo é, sobretudo, um movimento educacional, que, por meio de atividades variadas, motivadoras e atraentes, incentiva as crianças e adolescentes a assumirem seu próprio desenvolvimento”.

 

Segundo dados do Movimento Escoteiro, há cerca de 40 milhões de escoteiros em todo o mundo. No Brasil, são cerca de 80 mil escoteiros em mais de 600 municípios. Sorocaba conta com oito grupos escoteiros: Tropeiros de Sorocaba, Baltazar Fernandes, Santana, Sorocaba Oeste, Ipanema, Tobias Aguiar, Recoy e Grupo Escoteiro do Ar Albino Bueno. No 20º Distrito da União dos Escoteiros do Brasil, que compreende Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Itu, Salto e Votorantim, há 15 grupos de escoteiros.