03/05/2016 16h16

Com seu habitual bom humor, o vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB), sugeriu, de forma irônica, que a Prefeitura de Sorocaba crie a Sevedin – Secretaria de Vetos e Adins (Ações Diretas de Inconstitucionalidade). O comentário surgiu em razão de uma crítica feita pelo vereador, durante a sessão ordinária desta terça-feira (3), sobre os muitos projetos considerados inconstitucionais discutidos pela Câmara Municipal. “Embora sejamos uma Casa de Leis, em quase toda sessão, estamos aprovando projetos de lei inconstitucionais; o prefeito veta esses projetos; nós derrubamos o veto em plenário e a Prefeitura entra com pedido de Adin. Com isso, só perdemos tempo tentando provar que, ao contrário do dito popular, focinho de porco é tomada”, comparou.

Yabiku mencionou um levantamento recente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TJ-SP), de que entre 645 municípios, Sorocaba é o segundo com maior número de leis julgadas inconstitucionais. O vereador traçou um paralelo entre os dados do TJ com os bons resultados obtidos por Sorocaba recentemente no esporte, como os títulos dos Jogos Regionais do Idoso (Jori), Jogos Abertos do Interior e Jogos Regionais e os bons resultados obtidos pelo São Bento, LSB, Magnus Futsal, Sorocaba Vipers e o piloto Átila Abreu. “Ao contrário do esporte, essa medalha de prata que o TJ concedeu a Sorocaba não é nenhum motivo de orgulho”, acredita.

Embora reconheça que a Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura costume orientar para o veto de qualquer projeto apontado como inconstitucional, sem chance a argumentação contrária, Yabiku recomendou que a Câmara tenha mais atenção na elaboração, encaminhamento e votação dos projetos de lei. “É preciso dar um basta nessa situação, pois estamos perdendo muito tempo, principalmente a população, com estas discussões que não levam a lugar nenhum”, destaca. De forma bem-humorada, Yabiku mais uma vez comparou a situação com o esporte: “Ainda temos tempo para virar esse jogo, mas é preciso vontade. Por enquanto, estamos perdendo todos os jogos por 7x1”, concluiu, mencionando a derrota do Brasil para a Alemanha nas semifinais da Copa do Mundo 2014.

Assessoria de imprensa – vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB)