05/12/2016 14h02


Por iniciativa do vereador Luis Santos (Pros), solenidade também conferiu o título de Cidadã Emérita a Silvia Moral, presidente do Instituto Delta

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado anualmente em 3 de dezembro, o Dia da Pessoa com Deficiência foi comemorado em sessão solene na Câmara Municipal de Sorocaba na noite da última sexta-feira, 2. A solenidade foi realizada por inciativa do vereador Luis Santos (Pros), membro da comissão de Acessibilidade e Mobilidade do Legislativo e presidente da comissão da Educação e Pessoa Idosa.

Além de Luis Santos, compuseram a mesa de honra da sessão as seguintes autoridades: a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Edith Di Giorgi; a vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Jane Pereira Colaso; o pastor da Igreja Luterana do Brasil, Erni Krebs; o membro da comissão de Acessibilidade da Ufscar, Vinícius Rodrigues Costa; e o Diretor do Instituto Delta, Douglas Alexander Túrri Toledo.

Cidadã Emérita: Na solenidade também foi outorgado o título de Cidadã Emérita a Silvia Janaína Moral, em função de seu empenho na luta pelos diretos da pessoa com deficiência. A homenageada trabalha em prol da Comunidade Surda desde 1996 e foi a primeira intérprete de libras a cantar o hino nacional em língua brasileira de sinais na Câmara de Sorocaba, em 2004.

Presidente do Instituto Delta – entidade sem fins lucrativos que luta pela defesa e garantia dos direitos das pessoas com deficiência – Silvia Moral também é titular no Conselho Municipal da Assistência Social e autora do livro “Quebrando o Silêncio”, um breve documentário sobre o mundo dos surdos.