02/02/2017 12h28
 

Em nome do prefeito José Crespo (DEM), Anselmo Neto falou sobre a importância do Legislativo para o andamento do Governo Municipal.

 

O secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Anselmo Neto, participou da 1ª sessão ordinária da Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira, 2, para saudar os vereadores no início da nova legislatura. O vereador licenciado esteve representando o prefeito José Crespo (DEM) que, em reunião na Câmara na manhã de ontem, informou que não poderia participar da sessão devido a um compromisso com o Ministério Público, referente ao Residencial Carandá. A vice-prefeita, Jaqueline Coutinho (PTB) acompanha o prefeito na reunião.

 

Neto cumprimentou nominalmente cada um dos 20 parlamentares e o vereador Rodrigo Manga (DEM) pela presidência e em seguida, usando a metáfora de um carro em movimento, falou sobre a importância do Legislativo nas ações do Executivo. “Sem o trabalho de cada um dos vereadores que representam toda a população de Sorocaba a prefeitura não pode andar nem parar”, afirmou. Ressaltou também a importância da harmonia entre os três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – e da colaboração dos vereadores, destacando que serão respeitadas as prerrogativas dos legisladores e que o governo não irá tentar se sobrepor a este trabalho.

 

O secretário encerrou falando sobre a importância de “olhar o futuro”, destacando que se trata de uma nova administração e que o objetivo é solucionar os problemas. Informou ainda que estará na Câmara às terças e quintas para intermediar o relacionamento dos vereadores com o Executivo.

 

Manifestações: Em seguida, o presidente da Comissão de Justiça, vereador José Francisco Martinez (PSDB) frisou que todas as matérias de interesse da população receberão seu apoio. Já a vereadora Iara Bernardi (PT) lembrou que a Comissão de Habitação e Regularização Fundiária da Casa, a qual preside, não foi autorizada a participar da reunião com o MP e requereu todas as informações relativas às resoluções definidas para ciência e acompanhamento.  Wanderlei Diogo (PRP) também lamentou a ausência da Comissão de Habitação na reunião sobre o Residencial Carandá.

 

Já o vereador Renan dos Santos (PCdoB) falou sobre a importância de o secretariado municipal manter um bom relacionamento com os parlamentares e o vereador Luis Santos (Pros) se disse esperançoso por ter grande representatividade da Casa no Executivo, citando o fato do novo prefeito ser ex-vereador e também dos parlamentares licenciados para assumir secretarias, em especial o vereador Anselmo Neto. Santos completou dizendo que espera que o diálogo minimize, por exemplo, a quantidade de vetos que foram expressivos no último mandato. Por fim, os vereadores João Donizeti (PSDB), Hudson Pessini (PMDB) e Rafael Militão (PMDB) também cumprimentaram Anselmo Neto e falaram sobre a importância do Legislativo e do diálogo entre os governos.