02/02/2017 16h37


A vereadora Iara Bernardi (PT) protocolou, nesta semana, requerimento solicitando à administração municipal que realize estudos e inicie obras definitivas no Parque Vitória Régia, que há anos sofre com os constantes alagamentos. Com as chuvas dos últimos dias, o nível do Rio Sorocaba subiu e dezenas de casas foram invadidas pela água.    

Na semana passada, Iara já havia pedido que sua equipe vistoriasse algumas áreas que normalmente registram pontos de alagamento. Ontem, a própria vereadora esteve no Vitória Régia III e conversou com os moradores do bairro. Para ela, a situação não poderia ter se estendido por tantos anos. “É inadmissível que nenhum prefeito tenha olhado para os problemas desse bairro. Não é novidade para ninguém que quando chove, o resultado é esse”, criticou. “Farei o que me cabe enquanto vereadora e espero que esse novo prefeito finalmente possa resolver essa questão”. Afirmou a parlamentar.

No local, já foram implantados mais de oitocentos metros de diques em pontos em que as residências margeiam o rio. As obras, no entanto, não foram suficientes para evitar as inundações.

Aplicação da lei que garante isenção de IPTU às famílias afetadas por enchentes, também é cobrada pela vereadora

Iara Bernardi afirmou também que vai cobrar com rigor aplicação da lei 7.579/2005, de autoria da ex-vereadora Tânia Bacelli, que garante isenção de IPTU e dos serviços públicos do SAAE às vítimas de enchentes. De acordo com Iara, a lei nunca foi aplicada corretamente, já que muitas famílias que tiveram suas casas inundadas, não foram beneficiadas com a isenção. “Vou cobrar que o município faça valer essa lei. Muitas pessoas estão passando por apuros, pois perderam seus móveis e boa parte de seus bens. Como se não bastasse tudo isso, terão também que desembolsar dinheiro para pagar IPTU e taxas de água?”, questionou Iara. “Se o problema não pode ser resolvido de pronto, espero que pelo menos a lei seja cumprida”, finalizou. 

(Assessoria de imprensa – vereadora Iara Bernardi – PT)