20/09/2017 17h52

Rodrigo Manga (DEM), autor do projeto de lei que prevê a implantação de postos de atendimento para urgência e emergência nos terminais de ônibus, recebeu apoio de Jaqueline Coutinho (PTB)

Durante reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 20, no gabinete da prefeita Jaqueline Coutinho (PTB), o vereador Rodrigo Manga (DEM), presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, conversou com a chefe do Executivo, com o secretário municipal de  Mobilidade e Acessibilidade –  e presidente da Urbes – Luiz Carlos Franchim, e com médico Vagner Guerreiro, assistente da Secretaria Municipal da Saúde,  sobre a implantação de postos de atendimento de primeiros socorros dentro dos terminais de ônibus do transporte coletivo do município (Terminal Santo Antônio e Terminal São Paulo).

Manga explicou que a sua proposta, apresentada à Prefeitura desde 2014, tem o objetivo de atender à população em trânsito nesses locais, onde circulam cerca de 200 mil pessoas diariamente. “Precisamos de um espaço para que equipes de enfermagem façam o atendimento a casos de mal súbito, problemas de pressão, crises de epilepsia e outras emergências médicas”, justificou, afirmando que nos últimos dois anos três pessoas morreram nos terminais de ônibus da cidade.

Jaqueline Coutinho afirmou “que considera a ideia excelente e que se coloca no lugar do usuário do sistema de transporte público”. “Como delegada do 5º Distrito, no ano passado cheguei a atender a uma ocorrência de uma pessoa que faleceu depois de ser atropelada num dos terminais. Essa proposta tem meu total apoio”, disse a prefeita, que autorizou a Urbes a fazer um levantamento para a contratação de uma empresa terceirizada que forneceria os profissionais de saúde para atuar nos postos nos terminais.

“Saímos muito confiantes dessa reunião, já que, apesar de não haver no momento profissionais da prefeitura para serem alocados nos postos de primeiros socorros dos terminais, a prefeita acenou positivamente à proposta da Urbes terceirizar o serviço, enquanto o Executivo seria responsável pelo restante do suporte necessário. Acreditamos que nos próximos dias teremos uma boa notícia para a população”, comemorou Rodrigo Manga.