23/10/2017 15h11


Conscientização e informação podem diminuir os altos índices do derrame cerebral

Começa hoje, dia 23, a Semana do Combate ao AVC e vai até o dia 30 deste mês. Durante este período, as prevenções e causas mais comuns do Acidente Vascular Cerebral serão lembradas como forma de informar e evitar este grave quadro. O dia 29 de outubro é mundialmente conhecido como a data para conscientizar a população sobre a doença.

“Apresentei um projeto de lei para instituir essa semana de combate e consciência do AVC, que, segundo estudos, é a segunda principal causa de morte no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo”, explica o vereador Fausto Peres (Podemos). Segundo o Ministério da Saúde, a cada 5 minutos um brasileiro morre em decorrência do AVC, totalizando mais de 100 mil mortes por ano.

É possível reduzir em até 80% os casos de AVC se os principais fatores de risco forem controlados. “Essa conscientização é determinante para abaixarmos esses índices de casos aqui em Sorocaba e também no Brasil. A informação e a prevenção é a nossa maior arma contra o AVC”, revelou a neurologista, Renata Antunes. Alguns sintomas são identificáveis com causa do Acidente Vascular Cerebral, dentre eles: fraqueza ou dormência súbita em um lado do corpo, dificuldade súbita em enxergar, cefaleia intensa e súbita e dificuldade para andar, tontura ou falta de coordenação.

Existem 2 tipos de AVC, o Hemorrágico e o Isquêmico, esse último é mais comum e ocorre quando o sangue levado ao cérebro é bloqueado. O hemorrágico é um derrame. Quando um vaso sanguíneo se rompe dentro do cérebro.

Para prevenir o AVC, é preciso mudar o estilo de vida. Consumir pouco sal, gorduras e álcool e adotar hábitos alimentares saudáveis como a ingestão de verduras, legumes e frutas. O controle do peso corporal e a realização de atividade física regular também auxiliam no combate à doença. São fatores de risco o tabagismo, hipertensão arterial, doenças cardíacas e alterações no colesterol.

(Assessoria de imprensa – vereador Fausto Peres – Podemos)