09/08/2019 11h30
 

As nove homenageadas da noite foram indicadas pelos vereadores Engenheiro Martinez (PSDB), Iara Bernardi (PT) e Péricles Régis (MDB).  

 

Nove mulheres empreendedoras foram homenageadas na noite desta quinta-feira, 8, na solenidade de entrega anual da Medalha Ana Abelha – que visa homenagear mulheres empreendedoras que se destacaram no meio empresarial, comercial, industrial, do agronegócio, da prestação de serviços, bem como na vida pública, social ou comunitária. A sessão solene realizada na Câmara Municipal foi presidida pelo vereador Eng. José Francisco Martinez (PSDB), em parceria com os vereadores Iara Bernardi (PT) e Péricles Régis (MDB).

 

Os três parlamentares indicaram as homenageadas deste ano: Maria de Fátima Muniz Rosa, Maria Tereza Mascarenhas de Barros, Mariana Paizani Bueno, Michelle Gonçalves Pinto, Neide Aparecida Moraes Wodevotzky, Rafaella Antunes Caniello, Regi Selene Picolotto Muckzinski, Sonia Pantojo Fernandes e Verônica Santos. Além dos vereadores, compusera a Mesa de Honra a ex-vereadora, Pastora Neusa Maldonado, que esteve representando a deputada estadual Maria Lucia Amary, a Secretária Jurídica da Câmara, Márcia Pegorelli, e o desportista João Abelha.

 

Também participaram da solenidade parentes e amigos das homenageadas, que lotaram o plenário da Casa, e familiares da empresária Ana Abelha, incluindo suas filhas, Nathalie e Caroline e sua mãe, Telma Dias, além da esposa do vereador Eng. Martinez, Marisa Martinez, e a esposa do vereador Péricles Régis, Jéssica Carvalho. O evento contou com apresentações musicais de Teresa Badini.

 

Na abertura da solenidade, Martinez lembrou a instituição e a importância da medalha, criada por iniciativa da então vereadora Neusa Maldonado (PSDB), em alusão a empresária e doceira Ana Regina de Nóbrega Abelha, falecida em 2012. “Todas essas mulheres homenageadas por mim, pela vereadora Iara Bernardi e pelo vereador Péricles Régis ajudaram a construir uma Sorocaba mais justa, mais solidária e mais humana”, ressaltou o Eng. Martinez.

 

As homenageadas – Por inciativa do vereador Engenheiro Martinez, cinco mulheres dos ramos do negócios e social foram homenageadas com a Medalha Ana Abelha.  Natural de Tapiraí (SP), a empresária Maria de Fátima Muniz Rosa, foi indicada por sua participação ativa em obras sociais e filantrópicas em várias entidades do Município, fazendo parte, atualmente, da diretoria da Casa das Mães, da Sociedade Auxiliadora Feminina da Igreja Presbiteriana e do Rotary Clube Sorocaba.

 

Profissional da área de educação, Maria Tereza Mascarenhas de Barros, foi a primeira supervisora de ensino na Rede Municipal de Educação de Sorocaba. Participa da Fraternidade Nossa Senhora Aparecida, do Jardim Prestes de Barros, e de várias entidades assistências da cidade. Há 43 anos, Neide Aparecida Moraes Wodevotzky está à frente do comércio da família, no ramo de mercearia, no bairro Trujillo. A contadora Sonia Pantojo Fernandes, se destaca na área da contabilidade, participando ativamente da Sociedade Metropolitana das Empresas Contáveis de Sorocaba.  

 

Também foi homenageada pelo Eng. Martinez a jovem estilista Rafaella Antunes Caniello, filha da secretária jurídica Marcia Pegorelli, que tem sido reconhecida como revelação no mercado da moda, à frente da marca Neriage, que criou em 2017. Com graduação em Moda e pós-graduação em Negócios e Marketing, integra o time de novos talentos da Vogue Brasil e neste ano estreou no São Paulo Fashion Week.

 

Empreendedorismo social - O vereador Péricles Régis homenageou a psicóloga Mariana Paizani Bueno, especialista em recursos humanos e terceiro setor e que há seis anos fundou uma empresa de seleção e gestão de pessoas, sendo também uma das fundadoras do grupo “RH do Bem”, além de presidir o Instituto Empodera.

 

O parlamentar citou dados que comprovam a jornada dupla das mulheres e as dificuldades enfrentadas para entrar e permanecer no mercado. “As mulheres seguem lutando. Hoje mais de nove milhões de mulheres empreendem no Brasil. Sabendo de todas as dificuldades enfrentadas, fico feliz em poder homenagear e parabenizar todas vocês pela coragem e pelo trabalho que transformaram a sua realidade, de seus colaboradores e das pessoas que vocês impactam”, disse.  

 

A escolha das demais homenageadas da noite partiu da vereadora Iara Bernardi (PT).  Iara falou sobre a importância empreendedorismo em prol da transformação social.  “As três mulheres que escolhi tem como característica o empreendedorismo social, comunitário, coletivo e integrado, que produz bens e serviços para a comunidade local e global”, afirmou.

 

A sorocabana Michelle Gonçalves Pinto, é coordenadora da Cooperativa de Catadores de Sorocaba, Catares e Reviver. Nascida no Paraná, Regi Selene Picolotto Muckzinski, há 20 anos empreende na Coreso (Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba). Última homenageada da noite, a baiana Verônica Santos luta pela democratização da informática, sendo fundadora de primeira escola de datilografia e, depois, informática do bairro Parque Vitória Régia.

 

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 6 da NET; e Canal 9 da Vivo) e pode ser vista na íntegra nos seguintes endereços eletrônicos: https://www.youtube.com/watch?v=YzUVMzRZQHQ e https://www.youtube.com/watch?v=9jIu1m8BnXo.