O vereador afirma que vem recebendo reclamações sobre a falta de diversas vacinas, especialmente nas unidades de saúde do Éden e Cajuru
A falta das vacinas Pentavalente, Tetra Viral, DTP, BCG, antirrábica e Vop (contra poliomielite) nas Unidades Básicas de Saúde tem sido objeto de reclamação de diversos munícipes, que procuraram o vereador João Donizeti Silvestre (PSDB) para relatar o problema, especialmente com relação às Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Éden e Cajuru.
“Essas vacinas são essenciais para a saúde da nossa população e não podem faltar nas unidades de saúde. A Tetra Viral, por exemplo, protege contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora, enquanto a tetravalente protege contra difteria, tétano, coqueluche e infecções graves pelo vírus influenza”, afirma o vereador, ressaltando, também, a importância da BCG, que protege contra a tuberculose.
Em face da importância das vacinas na prevenção da saúde, o vereador João Donizeti, por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal e já encaminhado ao Executivo, solicita informação sobre as medidas adotadas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Saúde, em relação à falta das referidas vacinas nas Unidades Básicas de Saúde. O vereador lembra que o Brasil dispõe do Programa de Imunizações, gerenciado pelo Ministério da Saúde.
“Queremos saber se existe alguma justificativa para esse déficit de vacinas, conforme reclamações de munícipes, e qual o planejamento da Secretaria da Saúde para suprir eventuais faltas, bem como se o problema é do Estado ou da União, que deixaram de fazer algum repasse de vacina para o município”, explica o vereador, que também solicita cópia das últimas prestações de contas relativas ao recebimento e fornecimento de vacinas.