Essa é a quarta edição da iniciativa “Péricles Régis Por Aqui” que propõe a aproximação popular da gestão pública e do legislativo
Em frente ao principal terminal de ônibus de Sorocaba uma mesa, algumas cadeiras e a lousa que passa o recado: “fale de política e tome café com um vereador”. Esse é o cenário da iniciativa “Péricles Régis Por Aqui” que ocorreu na última semana (13/08) como ação do vereador que tem como objetivo aproximar a população dos principais debates políticos da cidade. “Essa é a nossa quarta edição do projeto que busca educar politicamente as pessoas. É nítido que ainda há falta de informação sobre o papel do vereador, entendimentos sobre obrigação e divisão dos poderes, o que cada agente político pode e não pode fazer e como a população consegue acompanhar e cobrar tudo isso”, afirma Péricles.
O projeto prioriza a diversidade de locais para alcançar pessoas de diferentes idades, escolaridades e classes sociais, por isso já foram realizadas ações, além dessa no terminal de ônibus Santo Antônio, também na praça central da cidade, em um shopping e em uma feira livre de alimentos. “Em todos os casos levamos a mesa e a lousa e ficamos à disposição das dúvidas e pedidos da população. Vale lembrar que o objetivo não é especificamente levantar demandas, claro que quando elas ocorrem damos os encaminhamentos, mas o foco é deixar claro para a população que aquele bate-papo é para ir além de uma necessidade individual, mas entender mesmo o papel político de cada um na sociedade, os reflexos de cada ação política até para a pessoa mesmo compreender se o que ela precisa é de um ‘jeitinho’ para seu problema ou se seu pedido está dentro da lei e faz sentido em uma política coletiva”, diz Péricles. Para isso, além da conversa transparente e sobre qualquer assunto que a população quiser colocar na mesa, todos saem com dois papeis informativos: um com o contato de todos os vereadores da Câmara Municipal e outro com os principais telefones de serviços da cidade (como água, luz, ouvidoria etc).
A ação é parte de um dos eixos do trabalho do vereador, que além de empregabilidade, qualificação profissional e geração de renda também está educação política. “É fácil fazer parte do senso comum, xingar políticos, criticar gestões, mas é difícil ver realmente quem reconhece os motivos dos problemas e entendem onde está o erro. Quando as pessoas se aproximam da política e compreendem o funcionamento da máquina pública a cobrança se torna mais eficaz e isso tem um reflexo direto na escolha do voto”, pontua o vereador que é Líder da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) e também Embaixador Politize, ambos projetos nacionais que buscam mentalidades oxigenadas no poder público e que enfocam a importância do entendimento e participação popular para uma nova política.
Nessa atividade, mais de 60 pessoas já passaram pelo bate-papo que tem duas novas datas para esse ano, previstas em dois domingos de setembro. Toda comunicação prévia de onde os atendimentos vão acontecer são publicadas nas redes sociais do vereador, bem como um material informativo após cada encontro com a população.
(Assessoria de imprensa – vereador Péricles Régis – MDB)