Uma nova etapa para a realização do programa Parlamento Jovem na Câmara Municipal de Sorocaba foi cumprida na tarde desta quarta-feira, 21, em uma reunião do diretor da Escola do Legislativo, Paulo Marquêz, com os professores participantes.
Na ocasião, foram apresentadas as orientações sobre as atividades que deverão ser realizadas em sala de aula, especialmente o roteiro para elaboração de um projeto de lei. O objetivo é despertar nos alunos a consciência sobre os problemas de seus próprios bairros e ressaltar o papel dos vereadores e do Poder Legislativo na busca de soluções.
Nesta sua primeira edição, o programa será desenvolvido no âmbito do Projeto “Ética, Solidariedade e Cidadania”, da Rede Municipal de Ensino, e contará com alunos das escolas municipais Achilles de Almeida, Professor Flávio de Souza Nogueira, Getúlio Vargas, Leonor Pinto Thomaz e Matheus Maylasky.
Entre os meses de agosto e setembro serão eleitos nas escolas participantes 20 jovens vereadores com 20 suplentes, cabendo às próprias escolas organizar a eleição. Através de sorteio, cada vereador mirim será apadrinhado pelo gabinete de um parlamentar da Câmara Municipal e as propostas que surgirem nas sessões do Parlamento Jovem poderão ser encampadas pelo conjunto dos vereadores.
As atividades de formação dos vereadores mirins serão realizadas entre os dias 10 e 17 de setembro e a cerimônia de posse e diplomação dos eleitos ocorrerá em uma sessão solene no dia 19 de setembro, às 14h.