23/08/2019 08h46

Presidente da Comissão do Meio Ambiente, o vereador solicitou ao Executivo, por meio de requerimento, informações sobre a manutenção do parque

 

A situação do Parque da Biodiversidade, primeira Unidade de Conservação de Sorocaba, situado na região do Altos do Itavuvu, é motivo de preocupação por parte do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara. O vereador usou a tribuna na sessão ordinária de quinta-feira, 22, para discutir a situação do parque, que, segundo ele, encontra-se em situação de abandono, necessitando urgentemente de manutenção.

 

O Parque da Biodiversidade foi implantado em 2008 como forma de compensação ambientação devido à instalação do pátio industrial da empresa Toyota e conta com 625 mil metros quadrados. “Fui procurado por ambientalistas da nossa cidade que criticam o abandono desse parque. O que é lamentável, pois o Parque da Biodiversidade conta com estrutura para ser não apenas uma importante área de lazer, mas também para desenvolver programas de pesquisa e educação ambiental”, afirma João Donizeti, lembrando que grande parte do parque é área de preservação de Mata Atlântica.

 

Reflorestamento – O vereador lembra que, quando de sua implantação, a Prefeitura Municipal, em parceria com a Toyota, realizou o plantio de 60 mil mudas para o reflorestamento da área. “Infelizmente, têm ocorrido incêndios no local e o parque está totalmente abandonado. Vamos solicitar ao novo secretário de Meio Ambiente, Maurício Motta, que é um ambientalista, para que o Parque da Biodiversidade possa ser devidamente recuperado”, afirmou João Donizeti, que exibiu na tribuna diversas fotos mostrando a deterioração do parque, em que faltam funcionários, há alambrados quebrados e sinais de incêndio.

 

Em seu requerimento (aprovado na sessão desta quinta-feira, 22), João Donizeti indaga ao Executivo quando foi feita a última manutenção do Parque da Biodiversidade e cobra sua recuperação e manutenção com urgência. Também indaga se a Secretaria de Meio Ambiente dispõe um plano de manutenção do parque e qual a previsão orçamentária para esse fim. Por fim, o vereador João Donizeti, juntamente com os demais membros da Comissão de Meio Ambiente, Iara Bernardi (PT) e Vitão do Cachorrão (MDB), ficaram de agendar uma visita ao parque para uma vistoria.