Realizado em parceria com o Instituto Cahon, por iniciativa do vereador João Donizeti (PSDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente, o evento apresentou uma pauta de reivindicações relativas aos direitos dos animais
Com o objetivo de discutir vários temas relacionados aos direitos dos animais, como a exploração animal, a implementação de leis de proteção aos animais, a necessidade de aumentar o número de castrações e de repensar o papel dos zoológicos, a Câmara Municipal de Sorocaba realizou o Fórum “Sorocaba Unida pelos Animais”. O evento, promovido na tarde de sábado, 14, foi realizado por iniciativa do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Cahon.
Além de João Donizeti, que presidiu o evento, a mesa dos trabalhos foi composta pelas seguintes autoridades: secretário do Meio Ambiente, Maurício Motta; Jussara Fernandes, presidente do Conselho Municipal de Bem-Estar e Proteção Animal; Honno Marques, mais conhecido como Honno Cahon, presidente do Instituto Cahon; Eduardo Abdalla Santos, da Comissão de Meio Ambiente da OAB Sorocaba; bióloga Mônica Campiteli; e Karina Somaggio, presidente do Santuário Abraço Animal. Representantes de diversas entidades que atuam em defesa dos animais também estiveram presentes e o fórum foi aberto com um minuto de silêncio como pesar pelos animais mortos nas queimadas da Amazônia.
Pauta de reivindicações – A entidades que atuam em defesa dos animais apresentaram uma pauta de reivindicações em que se destaca, como prioridade, a necessidade do aumento do número de castrações diárias e dos mutirões de castrações. Também constam dessa pauta de reivindicações: a apuração de denúncias de maus-tratos sempre considerando os animais como “seres sencientes”; construção de um novo canil; atendimento para animais de famílias de baixa renda e para animais sob cuidados de protetores e ONGs; e necessidade de repensar o conceito de zoológico, reduzindo o número de visitas e tornando-as efetivamente educativas.
Os defensores dos animais também defenderam a aprovação ou o cumprimento de leis, como a Lei 11.634, de 12 de dezembro de 2017, de autoria do vereador João Donizeti, que proíbe a soltura de fogos de artifício com estampidos acima de 65 decibéis, assim como as leis sobre cão comunitário, castração de animais no cio, comercialização de animais e proibição de carroças na cidade. Também defenderam o incentivo a mudanças alimentares, como a implementação de um dia de alimentação vegetariana nas escolas municipais.
Participação do Conselho – Como presidente da Comissão de Meio Ambiente, João Donizeti se comprometeu a ouvir o conselho sempre que algum projeto a respeito da causa animal tramitar na Casa. O vereador também lembrou a importância de serem criados corredores ecológicos para atenuar o problema de atropelamento de animais silvestres nas rodovias da região. “A sociedade, em muitos aspectos, avançou muito. Sou do tempo em que as pessoas pediam a carrocinha para recolher e matar cachorro e gato. Hoje, felizmente, evoluímos, e isso não acontece mais”, afirmou João Donizeti, que defendeu novos avanços na defesa da causa animal, inclusive com mudança de paradigmas.
Já o secretário de Meio Ambiente, Maurício Motta, ressaltou a importância da educação na construção de uma ética cidadã que envolvem o respeito aos animais e disse que o objetivo da gestão da prefeita Jaqueline Coutinho é o exercício da governança, por meio do diálogo, para consolidar políticas públicas.
O Fórum “Sorocaba Unida pelos Animais” foi transmitido pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 6 da NET; e Canal 9 da Vivo); e pode ser visto, na íntegra, no portal da Casa, através dos seguintes endereços eletrônicos: http://twixar.me/P8X1 (Parte 1) e http://twixar.me/78X1 (Parte 2).