30/08/2019 08h54

A iniciativa foi do vereador Dr. Hélio Brasileiro (MDB), que ressaltou a importância da entidade para a saúde e a doação de sangue

 

Os onze anos da fundação em Sorocaba da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), administradora do Hemonúcleo de Sorocaba, foram celebrados em sessão solene da Câmara Municipal, juntamente com os 60 anos que a entidade completa no Estado de São Paulo. A iniciativa da homenagem foi do vereador Hélio Brasileiro (MDB), que também presidiu a solenidade.

 

Além de Hélio Brasileiro, compuseram a mesa de honra as seguintes autoridades: vereador Anselmo Neto (PSDB); diretor-presidente da Colsan São Paulo, Ricardo Luiz Smith; gerente médico da Colsan Sorocaba, Frederico Guimarães Brandão; diretor administrativo da Colsan São Paulo, Walter Dishchekenian; e a diretora de Recursos Humanos da Colsan São Paulo, Regina Célia Lima.

 

Hélio Brasileiro contou que, desde quando fez residência médica, a otorrinolaringologia, assim como a maioria das clínicas cirúrgicas, tinha a obrigação de, ao agendar uma cirurgia eletiva, solicitar a três parentes do paciente que doassem sangue, para uma eventual emergência, e ressaltou a importância de entidades como a Colsan, tanto na doação de sangue quanto na orientação aos familiares dos pacientes. Anselmo Neto também destacou a importância da entidade.

 

Histórico da entidade – Inspirada no trabalho da Cruz Vermelha, a Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) foi fundada em 1959, na cidade de São Paulo, pelo engenheiro Othon Barcellos, juntamente com um grupo de amigos, com o objetivo de suprir gratuitamente as necessidades de sangue nos hospitais e prontos-socorros. Na ata de sócios-fundadores, a entidade, que congregou pessoas de várias classes sociais, contou com o então governador Carvalho Pinto, e o presidente Juscelino Kubitschek. A Colsan foi pioneira no incentivo à doação voluntária de sangue.

 

Segundo dados da própria entidade, a Colsan conta atualmente com 11 postos de coleta, sendo responsável pelo gerenciamento de 52 agências transfusionais sob administração direta, fornecendo aproximadamente 21.500 hemocomponentes por mês para cerca de 100 hospitais clientes e coleta mensalmente em torno de 13.500 bolsas de sangue.

 

O evento contou com apresentações musicais de Valéria Oliveira (voz) e Fagner Lucas (violão), que interpretaram sucessos da MPB, e foi transmitido ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 6 da NET; Canal 9 da Vivo) e pode ser vista na íntegra no portal da Casa através do seguinte endereço eletrônico: http://twixar.me/JWt1.