A proposta partiu de alunos da Escola Municipal Irineu Leister, do Jardim Ipiranga, que também criou uma brinquedoteca de forma voluntária
Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Irineu Leister, no Jardim Ipiranga, defendem que o Sabe-Tudo localizado ao lado da escola, que está fechado e sendo usado por usuários de drogas, seja utilizado para desenvolver ações de proteção e defesa dos animais, como programa de castração. “Esse pedido foi feito por meio de um abaixo-assinado elaborado pelas próprias crianças e nos foi entregue durante a visita que fizemos àquela escola na última sexta-feira”, afirmou Pastor Apolo (PSB). O vereador visitou a referida unidade de ensino juntamente com a vereadora Iara Bernardi (PT) e os vereadores Anselmo Neto (PSDB) e Fausto Peres (Podemos).
Ao fazer uso da tribuna para relatar a visita, Pastor Apolo, que integra a Comissão de Educação da Casa, destacou outra iniciativa da Escola Municipal Irineu Leister – a criação de uma brinquedoteca para os alunos da escola, por meio de um trabalho voluntário, envolvendo a comunidade escolar. “A brinquedoteca teve início com o trabalho voluntário da professora e orientadora pedagógica Simone Tonussi, com o apoio da diretora interina, Tatiana Cordeiro, e da vice-diretora Ana Paula. Tudo na brinquedoteca foi doado, nada foi comprado”, enfatizou o vereador, que mostrou imagens da brinquedoteca durante seu pronunciamento.
Pastor Apolo exaltou o esforço de professores, alunos e de toda a comunidade escolar para criar voluntariamente a brinquedoteca, observando que a Escola Irineu Leister também sofre com a insegurança que afeta as demais escolas e já foi roubada várias vezes. “As câmaras de monitoramento da escola foram roubadas, suas portas foram estouradas, mesmo assim, professores e alunos estão empenhados em fazer o melhor em meio as adversidades”, afirmou o vereador. Pastor Apolo ressaltou que a proposta de usar o Sabe-Tudo para cuidar dos animais é outra iniciativa do gênero e vai contribuir com a segurança da escola, uma vez que o Sabe-Tudo está abandonado, sendo usado por usuários e traficantes de drogas.
No final do pronunciamento de Pastor Apolo, a vereadora Iara Bernardi (PT) aproveitou para anunciar a audiência pública que irá realizar no dia 9 de setembro (segunda-feira da próxima semana), às 19:30 horas, para discutir o problema da segurança nas escolas.