Parlamentar identificou que governo Crespo abriu mão de adesão ao programa, mas novo secretário da Igualdade e Assistência Social diz que buscará parceria com governo federal
O Progredir é um programa do governo federal que envolve qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo e encaminhamento ao mercado de trabalho direcionando estas ações às famílias inscritas do Cadastro Único e beneficiárias de programas sociais como o Bolsa Família. Porém Sorocaba não faz parte das atividades dessa ferramenta porque durante a gestão Crespo ela não foi classificada como prioritária para o município, embora números da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda mostrem que Sorocaba possui um nível de desemprego que atinge 10,5% da população. Em reunião com o vereador Péricles Régis, o novo secretário da Sias (Secretaria de Igualdade e Assistência Social), Paulo Soranz, recebeu uma explicação sobre o foco do programa e comprometeu-se a agilizar a adesão.
Tendo como eixos do seu mandato a empregabilidade, a qualificação profissional e o empreendedorismo, Péricles afirma que aderir ao Progredir é vital, justamente porque ele e focado em prover autonomia para pessoas que ganham preferencialmente até meio salário mínimo. “São pessoas inscritas no Cadastro Único e nos programas assistenciais. Acredito que programas como o Bolsa Família devem amparar durante um momento emergencial, porém é preciso focar em iniciativas que viabilizem que essas famílias consigam sustentar-se por si só graças a um emprego que lhe garanta dignidade”, afirma o vereador, que ressalta que o Progredir atua em três frentes: intermediação de mão obra, qualificação e empreendedorismo.
Baseando-se na resposta dada a seu requerimento pela antiga gestão municipal, Péricles afirma que o Progredir não foi encarado como a devida importância. “O programa só se viabiliza se existirem parcerias público-privadas. O secretário Paulo Soranz informou que com as mudanças estruturais na Sias, irá promover os estudos a fim de viabilizar o mais rápido possível o Progredir em Sorocaba”, explica o vereador.
Em resposta ao requerimento de Péricles a antiga gestão da Sias informou que a seção de Gerenciamento de Cadastro Único e Programa Bolsa Família da Divisão de Vigilância Socioassistencial, junto com a Divisão de Proteção Social Básica, iniciaram ainda no lançamento do programa estudos que visavam construir parcerias para viabilizar e implementar o programa no município. Em agosto de 2017, porém, ocorreu a troca da gestão municipal e seguidas alterações na gestão da Pasta ocasionando paralisações de ações e projetos. Ainda de acordo com o Executivo, levantamentos foram realizados entre as gestões e a implementação do Progredir não foi uma ação encarada como prioritária para aquele momento, sendo que não havia gestores locais inscritos que tivessem passado por capacitação.
(Assessoria de imprensa – vereador Péricles Régis – MDB)