09/09/2019 10h58

Transmissão ao vivo será feita na rede do vereador Péricles Régis, nesta segunda-feira, 9, para mais de 56 mil pessoas; especialista do Centro de Valorização da Vida dará orientações

 

O “Setembro Amarelo” não é simplesmente uma campanha, é um período para refletir sobre a necessidade de se dar a devida importância à prevenção ao suicídio, depressão e transtornos associados e às relações interpessoais, afinal de contas, quando foi a última vez que você realmente parou e perguntou sinceramente se uma pessoa estava bem e precisando de ajuda? Como parte das ações de conscientização deste período, o vereador Péricles Regis vai usar sua página de Facebook que atualmente conta com 56 mil pessoas, para transmitir na noite desta segunda-feira (9/9) uma live com dicas de como as pessoas podem identificar e iniciar uma abordagem de ajuda a familiares ou amigos que deem sinais de comportamentos suicidas ou quadros depressivos. A live é uma das peças de orientação que o vereador está utilizando como ferramenta de conscientização em sua página durante o mês. Sorocaba já teve 20 mortes por suicídio em 2019.

 

Péricles afirma que a transmissão ao vivo será um bate-papo informal com a presença da especialista Jô Santos, que lida com a prevenção ao suicídio há três anos graças a um trabalho que desempenha voluntariamente no Centro da Valorização da Vida de Sorocaba (CVV). “Acreditamos que utilizando a internet as pessoas se sintam mais à vontade para falar sobre o tema de maneira mais aberta. Queremos atingir tanto aqueles que eventualmente têm pensamentos suicidas ou estão enfrentando algum quadro de depressão, ansiedade, síndrome do pânico ou outros distúrbios, como aquelas que convivem com pessoas que possuem estes problemas”, afirma o vereador. “Além disso queremos abordar os sinais tênues que algumas pessoas emitem e que muitas vezes não são percebidos por quem está em volta. É por isso que vemos casos de suicídio nos quais as pessoas que cercavam a vítima se veem perplexas”, complementa.

 

O vereador também deu início nesta semana à divulgação de uma campanha de prevenção criada por sua equipe para ser publicada nas redes sociais. Na primeira imagem da campanha, uma jovem vítima de uma depressão severa aparece aparentemente bem e recebendo likes em uma rede social, o que serve de crítica à superficialidade dos relacionamentos nos tempos de internet.  “Quantas vidas realmente amarguradas encontramos ao abrirmos uma rede social? Bem poucas, porque nesses lugares aparentemente as vidas são em cor de rosa e tudo é felicidade. Viagens, festas, sorrisos muitas vezes podem encobrir uma vida com problemas. Quem posta esse material maquia uma realidade e quem está em volta também não se aprofunda para saber se realmente está tudo legal. Queremos provocar a reflexão, o altruísmo e desejo das pessoas pararem 5 minutos para realmente ouvir quem está próximo ou do outro lado de uma tela”, afirma.

 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, Sorocaba já registrou neste ano 20 casos de suicídio, sendo 16 homens e quatro mulheres. A faixa etária com maior número de mortes foi a de 30 a 39 anos, totalizando sete casos. Já no ano inteiro de 2018, os suicídios totalizaram 42 casos. A “live” será transmitida pelo endereço www.facebook.com/pericles.regis, às 19h30, nesta segunda-feira (9).

 

(Assessoria de Imprensa – Vereador Péricles Régis/MDB)