A homenagem ao Grupo Samba, Choro & Seresta foi uma iniciativa do vereador Engenheiro Martinez (PSDB)
Os 20 anos de fundação do Grupo Samba, Choro & Seresta foram comemorados em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, por iniciativa do vereador Engenheiro Martinez (PSDB). O evento foi realizado no plenário da Casa na noite de quinta-feira, 12.
Além do vereador Engenheiro Martinez, a mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: Marilda Ramos dos Santos, coordenadora do grupo; Maria José Souza (Mazé), oradora do grupo; José Antônio Matiello (Setinho), seresteiro e padrinho do grupo; e Hélia Neves Fernandes, jornalista.
“Esse grupo já se tornou uma verdadeira instituição cultural de Sorocaba, preservando a rica tradição do samba, do choro e da seresta, que são uma expressão da pluralidade da cultura brasileira”, afirma Martinez. O grupo também participa do carnaval de Sorocaba, com o Bloco da Madrugada.
O Grupo Samba, Choro & Seresta foi fundado por Ângelo Muraro e Maria José Ribeiro Tavares Muraro, mais conhecida como Mazé Muraro, que faleceu em 30 de novembro de 2016, aos 67 anos. Ao longo de sua trajetória, o grupo promoveu a vinda a Sorocaba de convidados especiais, como Paulo Vanzolini, Jamelão, Altemar Dutra e Ataulfo Alves.
Homenageados – Durante a sessão solene foram homenageados: as coordenadoras Marilda Ramos e Maria José de Souza; os músicos Ângelo Muraro, um dos fundadores do Grupo Samba, Choro & Seresta; o violonista Fábio César Soares, mais conhecido como Fabinho Sete Cordas; o acordeonista Leroy Amêndola, que já se apresentou na Bélgica, França e Espanha; as seresteiras Hermelinda Batista Teixeira Gentile e Antonia Matiello e os seresteiros Antonio Oscar Pedroso e José Antônio Matiello.
O evento contou com apresentações musicais de membros do grupo e foi transmitido ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 6 da NET; e Canal 9 da Vivo), serão homenageados integrantes do grupo, inclusive seu fundador, o músico Ângelo Muraro.