A iniciativa é do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que ressalta a importância da instituição de ensino para o desenvolvimento de Sorocaba e região
Reconhecida como universidade comunitária e não confessional, com mais de 60 cursos de graduação e vários cursos de pós-graduação, a Uniso (Universidade de Sorocaba) está completando 25 anos, que serão comemorados em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, a ser realizada na próxima segunda-feira, 16, às 19:30 horas, no plenário da Casa. A iniciativa é do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que ressalta a importância da instituição para o desenvolvimento de Sorocaba.
“A Uniso é uma consequência da luta dos sorocabanos para ter ensino superior no município e seus primórdios remontam à antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, fundada como Faculdade Municipal em 1951”, lembra João Donizeti. “Hoje, a Uniso já se consolidou como universidade comunitária, voltada para o desenvolvimento de Sorocaba e região, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão que levam em conta as características regionais, sem perder o caráter universal que deve nortear a educação, especialmente no nível superior”, acrescenta o parlamentar.
No final da sessão solene, será lançada a revista Universidade de Sorocaba: 25 Anos, uma edição comemorativa contando a história da instituição e seu perfil atual. O evento irá contar com a presença de diversas autoridades, entre elas, o reitor Rogério Augusto Profeta e o professor Aldo Vannucchi, um dos fundadores da Uniso e seu primeiro reitor. Também confirmaram presença representantes de várias empresas locais e o presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Sérgio Reze. Outras instituições de ensino superior, como a Fatec e a Unesp, também estarão representadas na sessão solene.
Histórico da Uniso – Após ser criada em 1951, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba (Fafi) começou a funcionar efetivamente em 1954, com os cursos de Pedagogia e Letras Neolatinas. No ano seguinte foram criados três novos cursos: Filosofia, Geografia e História. A esses se somaram os cursos de Administração (1967), Matemática (1968), Ciências Contábeis (1975) e Ciências Econômicas (1988). A integração desses cursos deu origem à Uniso, criada em 1994. A universidade conta com alunos de cerca de 70 cidades situadas num raio de 100 quilômetros de Sorocaba.
O evento contará, ainda, com apresentações musicais de alunos da Uniso e a participação do Grupo Escalafobéticos, fundado pelo músico e luthier Mauro Tanaka, que desenvolve oficinas, instalações sonoras e espetáculos musicais no Sesc e em escolas e universidades de São Paulo, Campinas, Paulínia, Salto, Sumaré e Sorocaba, além de feiras, festivais e eventos empresariais. A sessão solene é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 6 da NET; e Canal 9 da Vivo).