14/09/2019 13h17

O presidente do Projeto Vencer, Eugênio Rocha, e Fernanda Peixe, que integra o projeto, foram homenageados em sessão presidida pelo vereador Pastor Apolo (PSB)

 

O fundador e presidente voluntário do Projeto Vencer, José Eugênio da Rocha, e Fernanda Gomes Peixe, que também coordena o projeto, voltado para o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, foram homenageados pela Câmara Municipal de Sorocaba em sessão solene realizada na noite de sexta-feira, 13, por iniciativa do então vereador Rafael Militão (MDB) e sob a presidência do vereador Pastor Apolo (PSB). Além dos citados, compuseram a mesa de honra da solenidade: Carlos Alberto Genaro, apoiador do Projeto Vencer; Leonel Maia, do Projeto Colega e Gabinete de Genebra; e Hélio Araújo, do Projeto Mãos Que Ajudam.

 

O Projeto Vencer, organização não governamental empenhada no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, promove palestras em escolas e outras instituições, já tendo realizado a capacitação de mais de 10 mil professores quanto às formas de prevenção do abuso e da violência sexual de crianças e adolescentes.

 

O vereador Pastor Apolo, em seu discurso, observou que, de acordo com os modernos conhecimentos científicos, os neurônios de uma criança, já nos seus dois primeiros anos de vida, formam cerca de 2 milhões de conexões novas a cada segundo. “Justamente por isso, a criança precisa ser tratada com o máximo de desvelo, pois é nessa fase que se desenvolvem sua inteligência e suas emoções”, enfatizou.

 

Já o ex-vereador Rafael Militão, que é segundo suplente do MDB, discorreu sobre o currículo dos homenageados e agradeceu a então vereadora Cíntia de Almeida, sua colega de partido, por ter dado continuidade ao projeto de decreto legislativo da homenagem durante o período em que esteve na Casa.

 

Histórico dos homenageados – O criador e presidente voluntário do Projeto Vencer, José Eugênio da Rocha, é paulista de Santo André, onde nasceu em 1963. Tem formação em Ciências Sociais e Pedagogia e fez especializações na FGV e outras instituições de ensino. É autor dos livros Você Precisa Acreditar e Luna e o Sábio de Terubim, que tratam dos direitos da criança e do adolescente e da prevenção da violência sexual nessa faixa etária.

 

Eugenio Rocha integra a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mórmons), ao lado de sua esposa, Fernanda Gomes Peixe, paulista de Mogi das Cruzes, onde nasceu em 1983. É formada em Pedagogia, além de empresária do ramo da educação e coordenadora do Projeto “Mãos que Ajudam”. O casal desenvolve diversos projetos sociais em Sorocaba, reunindo centenas de voluntários para reforma de escolas públicas, apoio ao atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e doação de alimentos e 200 cadeiras de rodas para entidades assistenciais.

 

O evento contou com a participação da cantora Julia Valentim e apresentações de dança, um solo juvenil, das alunas do Clagma Estúdio de Dança, de Votorantim, as meninas Bianca Zanotti e Eloá Penteado. A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 6 da NET e Canal 9 da Vivo) e pode ser vista na íntegra no portal da Casa através do seguinte endereço eletrônico: https://youtu.be/L0DK0oHFKBs.