A iniciativa foi do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB) e contou com a participação de diversas autoridades, entre elas, o arcebispo de Sorocaba, dom Júlio Akamine, e o presidente da Casa, vereador Fernando Dini (MDB)
Reconhecida como universidade comunitária e não confessional, com mais de 60 cursos de graduação e vários cursos de pós-graduação, a Uniso (Universidade de Sorocaba) está completando 25 anos, celebrados em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, na noite desta segunda-feira, 16, no plenário da Casa. A iniciativa foi do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que ressaltou a importância da instituição para o desenvolvimento de Sorocaba.
Presidida por João Donizeti, a mesa de honra da solenidade foi composta pelas seguintes autoridades: Dom Julio Endi Akamine, arcebispo metropolitano de Sorocaba; professor Aldo Vannucchi, assessor especial da reitoria da Uniso; Wanderlei Acca, secretário de Educação, representando a prefeita Jaqueline Coutinho; Rogério Augusto Profeta, reitor da Uniso; José Martins de Oliveira Júnior, pró-reitor acadêmico; Fernando de Sá Del Fiol, pró-reitor de graduação; e professora Sônia Chebel, que integra o Conselho Universitário. O ex-vereador e ex-prefeito Paulo Mendes também esteve presente. E o evento contou com o lançamento da revista comemorativa sobre os 25 anos da Uniso.
Luta histórica – João Donizeti Silvestre (PSDB) enfatizou que a Uniso é uma consequência da luta dos sorocabanos para ter ensino superior no município e seus primórdios remontam à antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, fundada como Faculdade Municipal em 1951 e efetivada a partir de 1954, quando foi assumida pelo Bispado de Sorocaba, passando a oferecer dois cursos: Pedagogia e Letras Neolatinas.
“Somos contemporâneos do período de criação da Uniso. Outras cidades do porte de nosso município já tinham universidade, enquanto Sorocaba padecia muito com a falta de uma universidade nas décadas de 60, 70 e 80. Ela foi criada com um esforço muito grande da sociedade sorocabana e tem um papel histórico em Sorocaba e região”, enfatizou João Donzieti, antes de iniciar seu discurso em que relatou a trajetória da universidade.
Citando o antropólogo e educador Darcy Ribeiro, João Donizeti enfatizou: “Sem um povo educado, não é possível fazer um país crescer”. E destacou que a Uniso, conjugando o trinômio ensino, pesquisa e extensão, contribui com o desenvolvimento de Sorocaba e toda a região. Além de homenagear a Uniso por seus 25 anos, o vereador fez questão de homenagear a universidade pela obtenção da Nota 5 no sistema de avaliação do MEC (Ministério da Educação), que é a nota máxima do sistema numa escala que vai de 0 a 5.
Em que pese ter outro compromisso, o presidente da Casa, vereador Fernando Dini (MDB), fez questão de participar da solenidade e parabenizou o vereador João Donizeti por sua realização enfatizando que a Uniso chega aos 25 anos de uma história de grandes realizações por meio do trabalho de seus reitores, professores, coordenadores e alunos, que possibilitaram a implantação de mestrados e doutorados, além dos cursos de graduação. “Essa condução dos responsável pelos destinos da Uniso, fazendo dela uma universidade voltada para todos, é que possibilitou esses 25 anos de história em prol de Sorocaba e região”, afirmou Dini, enfatizando que esse é também o norte do Legislativo sorocabano.
O reitor Rogério Augusto Profeta disse que a Uniso, a Fundação Dom Aguirre e o Colégio Dom são instituições voltadas exclusivamente para fins educacionais, não somente do ponto de vista técnico, mas também social, preparando os alunos para servir à sociedade. O professor Aldo Vannucchi afirmou que a Uniso é feita pelos diversos saberes de todas as pessoas que a integram, independentemente dos cargos que ocupam, seja na limpeza seja na docência. O arcebispo Dom Julio Akamine também falou na solenidade. “Se há uma coisa que a Igreja fez com amor em Sorocaba foi a Uniso”, afirmou.
Histórico da Uniso – Após ser criada em 1951, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba (Fafi) começou a funcionar efetivamente em 1954, com os cursos de Pedagogia e Letras Neolatinas. No ano seguinte foram criados três novos cursos: Filosofia, Geografia e História. A esses se somaram os cursos de Administração (1967), Matemática (1968), Ciências Contábeis (1975) e Ciências Econômicas (1988). A integração desses cursos deu origem à Uniso, criada em 1994. A universidade conta com alunos de cerca de 70 cidades situadas num raio de 100 quilômetros de Sorocaba.
O evento contou com apresentações musicais do Grupo Escalafobéticos, com os músicos Mauro Tanaka, Guilherme Durão e Téo Queirós, os dois primeiros egressos do Curso de Música da Uniso. Transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 6 da NET), a sessão solene, que também contou com a Guarda de Honra da Guarda Civil Municipal, poderá ser vista, na íntegra, no portal da Casa.