17/09/2019 21h04

A iniciativa da homenagem à Afissore (Associação dos Fissurados Lábio-Palatais de Sorocaba e Região) foi do vereador Hudson Pessini (MDB)

 

Os 30 anos de fundação da Afissore (Associação dos Fissurados Lábio-Palatais de Sorocaba e Região) foram comemorados em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba na noite de terça-feira, 17, no plenário da Casa. A iniciativa da homenagem foi do vereador Hudson Pessini (MDB), que ressaltou a importância do trabalho realizado pela entidade em prol dos fissurados lábio-palatais.

 

Além de Hudson Pessini, que presidiu a solenidade, a mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: as vereadoras Iara Bernardi (PT) e Fernanda Garcia (PSOL); o vereador João Donizeti Silvestre (PSDB); a presidente da Afissore, Emanuela Barros; a vice-presidente da entidade, Daniela Colli Luiz; e o diretor administrativo e financeiro da associação, Fábio Rogério Negrão.

 

“Sou testemunha das batalhas que os voluntários da Afissore enfrentam no dia a dia para manter a entidade funcionando, de forma impecável, como ela sempre funcionou. Vocês são guerreiros. São 30 anos construindo uma história de lutas e conquistas e muitos motivos para olhar para trás e sentir orgulho”, afirmou Hudson Pessini em seu discurso de saudação à entidade. No final da sessão a vereadora Iara Bernardi e o vereador João Donizeti também ressaltaram a importância do trabalho da entidade e se colocaram à disposição da entidade para trazer a reabilitação dos fissurados para Sorocaba, uma meta anunciada pela presidente da Afissore.

 

Origem – A associação teve origem em 1977, quando Eneida Moreno, mãe de uma criança com fissura lábio-palatina, foi convidada a coordenar o grupo de pessoas com a anomalia que faziam tratamento na cidade de Bauru. Com isso, esse grupo de pais e pacientes decidiu fundar a Afissore (Associação dos Fissurados Lábio-Palatais de Sorocaba e Região) em 17 de setembro de 1989. Hoje, a entidade realiza cerca de 400 atendimentos por mês.

 

A sessão solene contou com a exibição de um vídeo contando a história da Afissore através dos depoimentos das mães de crianças com fissura lábio-palatal e também de pacientes que receberam o auxílio da entidade desde crianças e hoje são adultos. Além de orientar as mães, inclusive quanto a amamentação das crianças que nascem com a anomalia, a entidade já possibilitou o tratamento de mais de mil pessoas em parceria com o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, em Bauru, e com o Hospital Sobrapar, em Campinas.

 

Depoimentos – Vários fissurados deram seu depoimento sobre a Afissore e Emanuela Barros fez um pronunciamento emocionado sobre a vivência dos fissurados, o papel da entidade e a necessidade de construir um centro de referência para tratamento da anomalia em Sorocaba, uma vez que a reabilitação dos fissurados demora cerca de 20 anos e exige diversas cirurgias e o atendimento deve começar o mais precocemente possível, desde o nascimento da criança.

 

A Afissore oferece um atendimento interdisciplinar com uma equipe composta por profissionais das áreas de odontologia, psicologia, fonoaudiologia, nutrição e serviço social, que trabalham de forma conjunta para promover a reabilitação das pessoas com fissura labiopalatina, um tipo de anomalia craniofacial que atinge uma criança a cada 650 nascimentos. Segundo dados da Afissore, a entidade recebe, aproximadamente, 31 casos novos por ano.

 

Também conhecida como “lábio leporino”, a fissura lábio-palatal decorre, sobretudo, do fator genético, mas pode ser motivada também por fatores ambientais, medicação sem controle médico, uso de drogas, desnutrição e anemia da mãe, estresse e exposição a raio-X abdominal nos primeiros meses de gestação.

 

Durante a solenidade foram homenageados vários voluntários da Afissore. O evento contou com apresentações musicais de Júlio Portela, colaborador da Afissore, acompanhado por Bruno Pinatti (percussão). Também se apresentou o cantor Anthony Pinatti, que está em reabilitação na Afissore, acompanhado por Bruno Pinatti e Adrian Pinatti (violão). O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 6 da NET e Canal 9 da Vivo) e pode ser visto no portal da Câmara Municipal.