19/09/2019 18h20
 

A Câmara Municipal, através da Escola do Legislativo, realizou na tarde desta quinta-feira, a cerimônia de diplomação e posse do Parlamento Jovem. O evento marcou o início do mandato dos 20 jovens vereadores e os respectivos suplentes, estudantes do 6º ao 9º ano de escolas municipais, eleitos para a primeira legislatura do programa. Participaram do evento o presidente do Legislativo, vereador Fernando Dini (MDB); os vereadores Anselmo Neto (PSDB), Engenheiro Martinez (PSDB), Fausto Peres (Podemos), Fernanda Garcia (PSOL), Iara Bernardi (PT), Pastor Luis Santos (PROS), Renan Santos (PC do B), Péricles Régis (MDB), Vitão do Cachorrão (MDB) e Wanderley Diogo (PRP); além do ex-vereador Osvaldo Duarte Filho e representantes do executivo.   

O presidente da Câmara abriu a sessão destacando a importância da iniciativa e a participação dos jovens. “É uma honra termos vocês aqui e com a ajuda de todos vamos construir a Sorocaba dos nossos sonhos”, enfatizou Fernando Dini. Idealizador do decreto que permitiu colocar em prática o Parlamento Jovem, e presidente da comissão especial que definiu o formato do programa, o vereador Renan Santos lembrou do esforço para colocar o projeto em prática. “Fomos a campo para construir um programa viável de ser implementado aqui na nossa cidade, com o objetivo de formar cidadão conscientes dos deveres e direitos dentro da sociedade”.

O secretário de Educação, Wanderlei Acca, reafirmou  a parceria da secretaria com a Escola do Legislativo para dar início ao Parlamento Jovem. “Hoje deixa de ser um projeto e passa a ser uma ação, com uma visão do Brasil que queremos, formando cidadãos de respeito, que farão a diferença na sociedade”, disse. Em seguida, o diretor da Escola do Legislativo, Paulo Marquez, ressaltou a oportunidade dos jovens participarem da iniciativa. “Vocês são privilegiados por poderem fazer a diferença na vida de vocês e de seus colegas”.

Convidado para participar da cerimônia, o ex-vereador Oswaldo Duarte Filho recordou ter sido o mais jovem político a ser eleito em Sorocaba, com 19 anos. Ele foi o autor do projeto que idealizou o Parlamento Jovem e falou para os jovens vereadores sobre o que esperar da oportunidade. “Aqui vocês terão a oportunidade de aprimorar as necessidades que vocês encontram, de ajudar a fazer leis para mudar a cidade, com leis de qualidade para atender a população”, destacou.

Representando a prefeita Jaqueline Coutinho, o secretário de Gabinete Central, Márcio Rogério Dias, aproveitou para colocar o Executivo à disposição dos jovens vereadores e, por sugestão do presidente da Câmara, se comprometeu a levar os estudantes para conhecer a estrutura da Prefeitura.

Definição da Mesa Diretora – Após os discursos, os jovens vereadores iniciaram o processo de votação para definir os integrantes da Mesa Diretora do Parlamento Jovem, composta pelo presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários. Os dois estudantes mais velhos, Thiago Alexandre da Rocha Camargo e Sara Maia Ramos, foram chamados para conduzir os trabalhos e, depois de ser declarada aberta a sessão, Thiago convidou Maria Luisa dos Santos para auxiliar na atividade.

Após duas votações com empates entre candidatos, Sara Maia Ramos foi eleita a presidente do Parlamento Jovem, e Thiago Alexandre da Rocha Camargo ficou com a vice-presidência. Também após duas votações, Léo Vitor Cavalccini Pinto foi eleito o 1º secretário, enquanto a vaga de 2º secretário ficou com João Paulo Souza.

No primeiro discurso como presidente do Parlamento Jovem, Sara agradeceu o apoio recebido dos colegas e professores e lembrou da importância de mulheres ocuparem cargos de liderança. “É um preconceito que existe e que quero mudar, e com essa oportunidade espero poder lutar pela educação da nossa cidade e por toda a população”, finalizou. Em seguida, a chefe dos vereadores mirins convocou a primeira Sessão Ordinária, marcada para 24 de setembro. Haverá ainda outras duas sessões, nos dias 26 de setembro e 1° de outubro, além da Cerimônia de encerramento, no dia 3 de outubro, sempre às 14h.

Quem são os jovens vereadores titulares:

- Lúcia Helena Chiozzi Martins
- Thiago Alexandre da Rocha Camargo
- Stephany Cristine Resende Florêncio
- Milton Luis Bianco Moreira
- Emanuelle Fernanda do Prado
- Julia Ribeiro Martins
- Victor Moraes Freitas
- Emerson da Silva Rosa
- Maria Luisa dos Santos
- João Paulo Smanioti de Souza
- Fátima Vitória Oliveira Fortunato
- Léo Victor Cavaccini Pinto
- Júlia Gabrielly da Silva Lessa
- Sara Maia Ramos
- Raíssa Emanuela de Lima P. Ferreira
- Kawê Henrique Prestes de Oliveira
- Nicoly Stephany de Oliveira Furtado
- Mateus Soares Fernandes
- Pedro Henrique de Cunha Pires
- Abner Matheus Marques Rodrigues

Quem são os jovens vereadores suplentes:

- Diego Lima Lopes
- Louise Karolinny Ferraz
- Thomas Rethenioti Moretti
- Luana Karina Marzulo Campos Almeida
- Luis Felipe Santos Rodrigues
- Vinícius de Almeida Rodrigues
- Vitória Teixeira Teófilo
- Victória Raffaela dos Santos Batista
- Gustavo Moreira Randazzo
- Isabela Cristina Pontes Marques
- Luiz Henrique Ferreira Rodrigues Ribeiro
- Júlia Vieira Moraes
- Grabriel Freitas Raffanini dos Anjos
- Murilo Vieira Godinho Pinto
- Matias Pina Camargo
- Nicole Lopes Florentino Pereira
-
- Eduarda Fernanda Silva
- Gabriella Simoni Fogaça de Lima
- Ana Julia Cardoso dos Santos