20/09/2019 21h24

A iniciativa foi do vereador Anselmo Neto (PSDB), que também homenageia mulheres que se destacaram pelas lutas em prol dos direitos das mulheres

 

Os 20 anos do PSDB Mulher estão sendo comemorados em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba na noite de sexta-feira, 20, por iniciativa do vereador Anselmo Neto (PSDB). O parlamentar ressaltou “o caminho percorrido pelas mulheres e a ampliação de seu espaço na política nacional, estadual e municipal”. O secretariado nacional do PSDB Mulher foi criado em 15 de maio de 1999, durante a 5ª Convenção Nacional do partido. O evento foi co-presidido pelos vereadores Martinez e João Donizeti.

 

Além de Anselmo Neto, que presidiu o evento, a sessão contou com as seguintes autoridades do partido: vereadores Engenheiro Martinez e João Donizeti Silvestre; deputado federal Vitor Lippi; deputada estadual Maria Lúcia Amary; Yeda Crusius, presidente nacional do PSDB Mulher; Edna Martins, presidente estadual; Patrícia Rosa, presidente estadual; prefeita de Tatuí, Maria José Gonzaga; Valter José, presidente do PSDB Sorocaba; e Mazé Barros, de São Roque, representando as primeiras-damas da região.

 

Diversas líderes do PSDB Mulher fizeram uso da palavra, ressaltando a importância da representação das mulheres na política, enfatizando que essa representação ainda está aquém dos múltiplos papéis que as mulheres exercem hoje em toda sociedade. “Nós precisamos, na nossa luta, que os homens estejam junto conosco”, afirmou a deputada Maria Lúcia Amary, elogiando os parlamentares do partido em Sorocaba pelo apoio.

 

O deputado federal Vitor Lippi também fez uso da palavra e ressaltou o trabalho de Yeda Crusius na ampliação da participação da mulher na vida pública, inclusive contribuindo para os avanços da legislação a respeito. Durante o evento foram homenageadas: Yeda Crusius, Edna Sandra Martins, Patrícia Rosa; Paula Andrea Vial, Edith Di Giorgi e Maria Lúcia Amary.

 

Em seu discurso, Yeda Crusius discorreu sobre o papel da mulher na sociedade e na política no Brasil e no mundo, também defendendo a participação da mulher na política. A atual presidente nacional do PSDB Mulher foi deputada federal, ministra do Planejamento e governadora do Rio Grande do Sul.

 

A sessão solene, que contou com apresentações musicais da cantora Teresa Baddini, foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 6 da NET; e Canal 9 da Vivo) e poderá ser vista na íntegra no portal da Casa.