24/09/2019 11h11
 

Na última sexta-feira, 20 de setembro, o vereador Fausto Peres (Podemos), presidente da Comissão de Acessibilidade da Câmara Municipal de Sorocaba, juntamente com o vereador Pastor Apolo (PSB), membro da comissão, visitaram a cidade de São José dos Campos conhecendo o IPPLAN - Instituto de Pesquisa e Planejamento.

 

O município paulista lançou o projeto " Acesso Já" - serviço de transporte adaptado municipal - que já recebeu o prêmio Smart City Business Brazil, um dos mais importantes prêmios sobre cidades inteligentes da América Latina. O objetivo da visita foi conhecer o projeto e viabilizar a implantação do mesmo em Sorocaba.

 

Os vereadores foram recepcionados por Josy Oliveira e Lucas Rocha, responsáveis na secretaria pelo relacionamento institucional e novos negócios. Na visita, foi possível conhecer todos os projetos desenvolvidos pelo IPPLAN para a prefeitura, em especial o "Acesso Já".

 

O serviço de transporte adaptado, complementar ao transporte público convencional, já teve 2.767 munícipes cadastrados desde sua origem e passou por uma reformulação em abril de 2018, quando foi criada a divisão da operação em duas modalidades distintas: veículo comum e veículo adaptado.

 

Desde então, a Prefeitura de São José dos Campos aumentou em 33% o número de atendidos, passando de 451 para 602 munícipes beneficiados. Os usuários do serviço podem utilizá-lo pelo celular, por meio de um aplicativo parecido com os do transporte particular, como pela Central 156 da Administração Municipal. Segundo Fausto Peres, a visita foi de extrema importância para conhecer inovações que facilitem a vida das pessoas, além de gerar economia para o poder público.

 

Acesso Já -  O projeto “Acesso Já” é um aplicativo (APP) desenvolvido para que motoristas de transportes adaptados se conectem com seus passageiros, que é sucesso na cidade de São José dos Campos. Além de facilitar a vida dos usuários, o “Acesso Já” reduziu em mais de 30% os custos com transporte adaptado no município, resultando numa economia relevante para a cidade.

 

O aplicativo funciona da seguinte forma: o passageiro e o motorista obtêm cadastro na prefeitura; o passageiro pede um transporte através do APP, motorista recebe o pedido de transporte e tem a opção de aceitar ou recusar.

 

Segundo alguns usuários que foram entrevistados, o serviço "é ótimo para a prefeitura e para os passageiros. Antes demorava horas e até dias para conseguir uma van, hoje o serviço é rápido e os motorista são cordiais e fazem a diferença para os usuários".

 

(Assessoria de Imprensa – vereador Fausto Peres – Podemos)