A iniciativa foi do vereador Fausto Peres (Podemos), que também é radialista e ressaltou a importância desse veículo de comunicação para a própria integração do país
O Dia do Rádio e do Radialista foi comemorado em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba na noite deste quarta-feira, 25, por iniciativa do vereador Fausto Peres (Podemos). Além do vereador, a mesa de honra da solenidade foi composta pelas seguintes autoridades: Jorge Vieira, secretário de Abastecimento e Nutrição; Jean Mello, secretário de Comunicação Institucional da Câmara; Anderson Santos, supervisor da Rádio Câmara; professora Adriana Fratini, da Rádio Band FM; Fernando Negrão, coordenador da Rádio Uniso; e Roberto Neander, da Sorocaba FM e Rádio Super.
Quebrando o protocolo, o vereador Fausto Peres convidou, de surpresa, o jornalista, radialista e mestre de cerimônias Anderson Santos, coordenador da Rádio Câmara, para abrir a solenidade com o primeiro discurso. Anderson Santos falou de sua trajetória no rádio, desde 1985, destacou colegas que o iniciaram na profissão e enfatizou que o rádio, contrariando os prognósticos de que iria desaparecer com advento televisão, permanece firme e até se fortaleceu com a Internet e as redes sociais.
Adriana Fratini, responsável pela formação de vários profissionais do rádio no Senac, enfatizou que o rádio é um meio de comunicação envolvente. O professor e radialista Fernando Negrão falou do futuro do rádio, enfatizou que, com a expansão da banda frequência modulada (FM), o número de emissoras de rádio vai aumentar e disse que falta pouco para as rádios quebrarem a hegemonia das grandes redes de TV, passando a acrescentar imagens de eventos como as transmissões esportivas. O secretário Jorge Vieira, falando em nome da prefeita Jaqueline Coutinho, parabenizou Fausto Peres pela pujança da sessão solene e enfatizou a importância do rádio para a sociedade.
Cultura local – Fausto Peres relembrou parte de sua trajetória como radialista, lembrando que sempre procurou valorizar os artistas de Sorocaba, tendo criado o programa “Momento Regional”, na Rádio Legal FM, que tinha esse objetivo, inclusive entrevistando os músicos e divulgando seu trabalho. Em seu discurso, o vereador discorreu sobre a história do rádio, enfatizando que esse meio de comunicação é um marco tão importante quando a invenção da imprensa e o advento da Internet. O vereador destacou que a televisão foi um desdobramento do rádio e elencou os pioneiros da radiofonia no mundo, no Brasil e em Sorocaba.
“No Brasil, a primeira transmissão radiofônica oficial ocorreu em 7 de setembro de 1922, por iniciativa do médico, professor e antropólogo Edgard Roquette-Pinto”, afirmou Fausto Peres. “Em Sorocaba, a primeira transmissão radiofônica ocorreu no dia 15 de agosto de 1933, quando o comerciante Orlando da Silva Freitas inaugurou a “PRD-7”, a Rádio Clube de Sorocaba, transmitindo a procissão da imagem de Nossa Senhora da Ponte”, destacou.
Futuro do rádio – O vereador foi enfático em defender o futuro do rádio: “Mas o rádio não se conjuga apenas no pretérito perfeito. Ele também é presente do indicativo. Assim como sobreviveu ao advento da televisão, o rádio não apenas resistiu ao impacto da Internet como até mesmo se fortaleceu com as novas tecnologias, revolucionando a si mesmo. Hoje, o rádio não tem fronteiras; através da Internet, uma pequena emissora pode chegar a qualquer lugar do planeta, inclusive com imagens, além do som”, enfatizou o vereador.
“Todavia, o rádio vai muito além do seu suporte tecnológico e não seria o que é sem os homens e as mulheres que fazem de sua própria voz a matéria-prima deste veículo, levando, através dela, informação, entretenimento e, também, calor humano”, afirmou o vereador, enfatizando que o objetivo da solenidade é “homenagear todos os radialistas, operadores de som e demais profissionais que fazem o rádio sorocabano ser o que é, ajudando a formar e informar o ouvinte, além de propiciar entretenimento”.
Também estiveram presente diversos profissionais de comunicação, entre eles: Fábio Andrade (Rádio Cruzeiro), Décio Clementino (Rádio Ipanema), Oliveira Júnior (Rádio Cacique), Wesley Gonçalves (Jornal Z Norte), Lucas Pedroso (Rádio Band), Daniel Aguiar (Rádio Cultural), Marcelo Ramalho (Rádio Fox), Vinicius Vieira (Big Gospel), Rick Caetano (Convenção de Itu), Carlos Garbo (Majestade FM); Bruno Alves (Top FM), José Maurício Babu (Vanguarda), Edson Correia (Intermix), Viviane Lorenzeti (Opção Sorocaba), Mário Mendes (Iper FM de Iperó), Viviane Barbo (Regional), Valquíria Teixeira (Votorantim), Ana Claudia Cury (365) e Cesar Barroso (Instituto Boas Mãos).
Esses e outros profissionais foram homenageados com votos de congratulações. O evento, que contou com apresentações musicais de Teresa Baddini e Dalísio Moura (cover de Elvis Presley), foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e poderá ser visto na íntegra no portal da Casa.