26/09/2019 16h32

Propostas apresentadas foram voltadas para as áreas de educação e saúde

O plenário da Câmara Municipal sediou, na tarde desta quinta-feira (26), a segunda Sessão Ordinária do programa Parlamento Jovem, com a participação dos vereadores mirins que debateram e aprovaram cinco Projetos de Lei, voltados para as áreas de educação e saúde.

As matérias apresentadas trataram da criação de sala de informática nas escolas municipais de anos finais; criação de aplicativo para que os pais possam ter acesso às lições dos filhos; implantação de sistema integrador de agendamento de consultas, chamado “Conecta Saúde”; inserção de atendimento psicológico nas unidades de ensino e ações para promover a saúde dos estudantes nas escolas públicas.

Os vereadores mirins também apresentaram requerimentos e quatro moções, incluindo uma de aplauso para os professores por conta da celebração do Dia dos Professores, a ser comemorado no próximo 15 de outubro.

Tribuna – A Sessão Ordinária teve o uso da tribuna pelo estudante Hudson de Oliveira Lucas Filho, que utilizou o espaço para destacar o aumento no número de mortes ocasionadas por ações da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que este ano já vitimou cinco crianças. O jovem também falou sobre os problemas de saúde enfrentados pelos membros das corporações, que tem gerado altos índices de suicídio entre a categoria policial.

Agenda – O Parlamento Jovem vai realizar mais uma Sessão Ordinária no dia 1° de outubro, com início às 14h. A Cerimônia de Encerramento do programa será no dia 3 de outubro, também às 14h.

Instituído pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Sorocaba, o programa Parlamento Jovem integra as iniciativas de educação para a cidadania. O objetivo é despertar nos alunos a consciência sobre os problemas de seus próprios bairros e ressaltar o papel dos vereadores e do Poder Legislativo na busca de soluções.

Nesta sua primeira edição, o programa é desenvolvido no âmbito do projeto “Ética, Solidariedade e Cidadania”, da rede municipal de ensino, e conta com alunos das escolas municipais Achilles de Almeida, Professor Flávio de Souza Nogueira, Getúlio Vargas, Leonor Pinto Thomaz e Matheus Maylasky.