A prefeitura estava adaptando o prédio da entidade para a implantação de uma creche mediante convênio, mas a obra foi abandonada
Na manhã desta sexta-feira, 27, o vereador Engenheiro Martinez (PSDB) esteve na sede da Secretaria de Conservação, Serviços e Obras, onde participou de uma reunião com o titular da pasta, o engenheiro Wilson Unterkircher Filho, o Kuka, com a presidente do Momunes (Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba), Mazé Lima, e com a coordenadora da entidade, Cíntia Lima.
O tema da reunião foi a necessidade de término da reforma do prédio do Momunes, iniciada no final do ano passado pela Prefeitura, para adaptação que permitirá funcionar como creche para atender a 130 crianças do bairro Jd. São Marcos. Mazé Lima explicou que o terreno é do Município e foi cedido à entidade por 30 anos. “Faz dez anos que estamos com o terreno e com muito esforço conseguimos construir um prédio de 500 metros quadrados no local, utilizando inclusive emendas parlamentares do vereador Martinez”, afirmou.
Ainda de acordo com a presidente do Momunes, no prédio eram realizadas as ações sociais da entidade, como cursos e eventos, mas, com o abandono da reforma na fase de acabamento, o local está fechado e o Momunes ficou sem sua sede. “O bairro tem uma demanda de 250 crianças para creche e o então prefeito José Crespo incluiu o prédio na relação de novas creches a serem entregues à população”, disse Lima.
O Engenheiro Martinez solicitou ao secretário Kuka que faça um levantamento do que falta para concluir a reforma do prédio, e questionou a possiblidade de uma licitação para a conclusão da obra. “Fomos informados que o serviço foi iniciado por uma empresa que tinha contrato de manutenção com a Prefeitura e com o fim da vigência do contrato a obra foi abandonada, sem que houvesse a retomada por outra empreiteira”, disse.
Kuka afirmou que o Executivo não possui mais contratos com construtoras para manutenção de próprios, por isso não há como retomar a obra sem uma nova licitação específica. De acordo com o secretário, na próxima semana já haverá um posicionamento sobre a situação do prédio do Momunes e do que pode ser feito.
(Assessoria de Imprensa – vereador José Francisco Martinez – PSDB)