A secretária Marlene Leite
apresentou as informações da Secretaria de Licitações e Contratos (Selc), com
orçamento previsto em R$ 30.659.922,00. Ela falou aos vereadores durante a
primeira Audiência Pública que debate o orçamento municipal para 2020, realizada
na nesta quarta-feira, e lembrou que a Selc é uma secretaria meio, que não
possui sem grandes investimentos, e trabalha para viabilizar as outras
secretarias. Mesmo assim, Marlene Leite afirmou que tem trabalhado na tentativa
de redução de custos.
Do valor previsto para 2020,
a secretária explicou que a maior parte da verba é utilizada para custeio da
pasta, que representa gastos com manutenção do prédio do Paço Municipal e
gerenciamento da frota de veículos do município. Outros R$ 13.263.945 são destinados
a gasto com pessoal e R$ 86.405,00 para investimento, que são materiais permanentes
adquiridos pela Selc.
Marlene Leite fez questão de
ressaltar que a secretaria atua em duas frentes, sendo as áreas de serviços e de
licitações, e por esse motivo defende que o correto seria a denominação da
secretaria ser como era anteriormente, ou seja, Secretaria de Administração.
O vereador João Donizete (PSDB)
destacou o problema crônico da frota municipal, principalmente na área da saúde,
para atendimento de paciente que realizam tratamento de hemodiálise em Sorocaba
ou outros municípios. A secretária falou que os veículos estão sendo sucateados
com o tempo pois não possui pessoal suficiente para manutenção da frota. Ela
também afirmou que atualmente tem 58 veículos locados, sendo 34 para a área da
saúde, incluindo as recentes oito ambulâncias entregues pela Prefeitura. Sobre
o transporte para pacientes de hemodiálise, Marlene disse que não existe uma
licitação específica para esse transporte, mas que tem um processo para locação
de mais 36 veículos novos, a maior parte, para a Secretaria da Saúde atender a
demanda represada.
O vereador Luis Santos
(PROS), questionou se a locação é mais barata em relação à manutenção, caso houvesse
voluntários para auxiliar no serviço. A secretaria disse que não recebeu nenhum
pedido de voluntariado e que, de qualquer maneira, são 340 veículos próprios
que devem ser mantidos em funcionamento.
A vereadora Fernanda Garcia
(Psol) contou que constatou, em visita, vários veículos parados por falta de
peças e outros marcados para leilão, e questionou se os recursos arrecadados
com as vendas retornariam para a Secretaria. Ela também perguntou sobre a falta
de materiais de limpeza em serviços públicos. Marlene confirmou a dificuldade
para fazer manutenção e que hoje são 32 veículos parados e que há uma
programação para agilizar ao máximo o tempo de conserto. Segundo a secretária,
o processo de locação permite arrumar os veículos evitando deixar pacientes sem
atendimento. Sobre materiais de limpeza, Marlene informou que a Selc faz apenas
gestão do contrato, sendo a fiscalização de responsabilidade da secretaria que
solicita o serviço.
O vereador Renan Santos (PC
do B) perguntou sobre a licitação de quatro obras apresentadas pelo Secretário
de Relações Institucionais. Marlene informou que existe processo aberto para o
trecho 1 da Av. 3 de Março, mas que ainda não foi licitado. Em relação à
licitação da av. J.J. Lacerda, o processo está em vias da emissão de ordem de
serviço. O vereador também questionou a falta de licitações que ocasionam
perdas de emendas impositivas, dando como exemplo a obra para conclusão de um
vestiário no Vitória Régia que ele havia direcionado recursos. A secretaria
concordou que pode haver gargalos mas que, no entanto, muitas licitações param
nas próprias secretarias por falta de documentação.
A vereadora Iara Bernardi (PT)
lembrou das falhas nas licitações da merenda escolar e que até uma CPI foi
instalada para apurar o caso. Luis Santos (PROS) apontou que a fiscalização da
entrega dos alimentos é feita por funcionário da própria terceirizada. Engenheiro
Martinez (PSDB) destacou que há fiscalizadores na Secretaria de Abastecimento
(Seaban). A secretária avisou que pode apoiar a Seaban com fornecimento de
veículos para os fiscais.
Martinez também lembrou que
muitas escolas estão com problemas nos prédios e perguntou sobre o contrato
para manutenção de próprios municipais, que estaria cancelado. Marlene informou
que o contrato termina no dia 4 de novembro e o que acontece é que muitos itens
da planilha de execução podem estar esgotados, mas que a secretaria tem
trabalhado para cobrir todas as áreas.