03/10/2019 15h46

Presidente da Comissão de Saúde, o vereador afirma que “há ambientes em que a fiação elétrica está à mostra, o que gera risco de acidentes graves”

 

Na manhã desta quinta-feira (3), o vereador Dr. Hélio Brasileiro, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, fez uma visita surpresa ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Vila Progresso e constatou uma série de irregularidades na unidade, que ainda enfrenta uma greve parcial desde setembro por falta de pagamento de parte dos funcionários.

 

Durante a fiscalização, o vereador, que é médico de formação, ficou espantado com as condições do local que é oferecido para a população. “Um ambiente como este não poderia estar nem funcionando e os profissionais que prestam atendimento no CAPS da Vila Progresso são verdadeiros heróis, pois a falta de estrutura é nítida. Armários velhos e podres estão em diversos ambientes, sem contar que existe um quarto que pegou fogo e não pode ser utilizado por necessidade de reforma. Faltam até itens básicos de higiene”, constatou. “Há ambientes em que a fiação elétrica está à mostra, o que gera risco de acidentes graves”, completou Dr. Hélio.

 

Na parte externa, o que gerou preocupação ao parlamentar foi com relação à piscina, que está vazia e sem tela de proteção. “A possibilidade de queda e trauma numa piscina como a que vimos é grande, sem contar que é um potencial criadouro de mosquito da dengue”, alertou.

 

Presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Sorocaba, o vereador Dr. Hélio Brasileiro promete levar a questão para ser apreciada pelos colegas na próxima sessão ordinária da Casa de Leis, que acontecerá no dia 8 de outubro. Posteriormente, irá protocolar requerimento questionando a Prefeitura a respeito das irregularidades encontradas no CAPS da Vila Progresso.

 

CAPS – Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. Os centros oferecem um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas.

 

(Assessoria de Imprensa - Vereador Dr. Hélio Brasileiro/MDB)