03/10/2019 17h35

A Câmara Municipal realizou, na tarde desta quinta-feira, uma Sessão Solene para marcar o encerramento da primeira edição do Programa Parlamento Jovem, promovido pela Escola do Legislativo com estudantes do 6º a 9º ano de escolas da cidade, para proporcionar a vivência no parlamento e promover a cidadania. Participaram do evento os vereadores Fernando Dini (MDB), presidente do Legislativo, Péricles Régis (MDB), Iara Bernardi (PT), Fernanda Garcia (Psol), Fausto Peres (Podemos), Renan Santos (PC do B), Rodrigo Manga (DEM), Hudson Pessini (MDB), além de autoridades do poder executivo, professores e familiares dos jovens vereadores.

Na abertura da sessão, o presidente Fernando Dini destacou o interesse de participação dos alunos no programa e convidou o vereador Renan Santos, auto do decreto que viabilizou o Programa Parlamento Jovem, para comandar os trabalhos da mesa. Ele falou sobre o marco que a iniciativa representa na vida dos estudantes “Vocês ficarão marcados na história da cidade como a primeira turma de vereadores mirins”, disse.

Diretor da Escola do Legislativo, o servidor Paulo Marquez agradeceu o apoio da estrutura da Casa para a realização do Parlamento Jovem e falou sobre a experiência proporcionada aos estudantes. Representando a secretaria de Educação, que apoiou o programa, Gilmar de Lima, lembrou que a constituição nacional prevê a promoção da cidadania. “E é isso que vocês tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais durante o Parlamento Jovem”.

O secretário de Igualdade e Assistência Social, Paulo Henrique Soranz, representou a prefeita Jaqueline Coutinho no evento. Para ele, que contou ter vivenciado a mesma experiência dentro da Assembleia Legislativa de São Paulo, o fundamental do programa é despertar o sentimento de que quem faz as coisas acontecerem, quem constrói nossa cidade para que seja melhor, somos nós mesmos”. Soranz também falou da satisfação de participar do momento e transmitiu o abraço e os parabéns da prefeita aos estudantes e à Câmara Municipal.

O presidente do Legislativo, vereador Fernando Dini afirmou que o maior aprendizado durante o Parlamento Jovem foi dos próprios parlamentares. Ele agradeceu toda a equipe da Câmara que auxiliou na realização do programa e disse ter a expectativa de encontra algum dos participantes no futuro como colegas de legislativo. “Foi uma honra poder sonhar com vocês”, finalizou.

Em seguida, os vereadores receberam um documento com toda a produção que os parlamentares mirins realizaram durante o Parlamento Jovem, como sugestão para serem analisadas. “Fizeram a lição de casa, tem projeto que espero que essa casa encampe”, disse Iara Bernardi, parabenizando os estudantes e os professores que participaram do programa.

Na sessão, foram entregues os certificados de participação para os professores gestores e orientadores da Secretaria de Educação no Parlamento Jovem. Depois, todos os estudantes que participaram da iniciaitva, como vereadores e suplentes, também receberam certificados de participação.

Nas considerações finais, Renan Santos lembrou do empenho realizado para elaborar um projeto específico de Parlamento Jovem para o legislativo sorocabano, com visitas a diversas cidades que possuem o programa. “Essa é uma experiência de formação cidadã, sabemos que temos direitos e deveres e precisamos conhecê-los para melhora vida do povo, fazendo a boa política e somando forças para um mundo melhor”, destacou.

Após uma apresentação cultural, a Sessão Solene teve sequência com a mesa diretora composta pelos vereadores mirins e o diretor da Escola do Legislativo, Paulo Marquez. A presidente do Parlamento Jovem, Sara Maia Ramos, fez um discurso de agradecimento destacando a importância do apoio dos familiares, colegas e professores, e de incentivo aos jovens para se envolverem na política. A professora Milene Martinez usou a tribuna e falou sobre a experiência de trabalhar com os estudantes e lembrou de momentos importantes da história que forma marcados por ações de jovens personagens.

Em seguida, o 1º Secretário, Léo Victor Cavaccini,  usou a palavra para agradecer a confiança dos colegas por ter sido eleito para o cargo, além de avisar que pretende regressar ao Parlamento Jovem no próximo ano. O 2º secretário, João Paulo Souza, e a suplente, Isabela Marques, usaram a tribuna para destacar o apoio recebido dos professores e servidores da Escola do Legislativo. “Vocês são pessoas incríveis”, disse Isabela.

Também discursaram em agradecimento aos realizadores do Parlamento Jovens os estudantes Milton Luis Bianco Moreira, Maria Luisa dos Santos, Gustavo Moreira Randazzo, Luis Felipe Santos Rodrigues, Emanuelle Fernanda do Prado, Ana Julia Cardoso dos Santos, Abner Matheus Marques Rodrigues, Nicoly Stephany de Oliveira Furtado, Murilo Vieira Godinho Pinto, Fátima Vitória Oliveira Fortunato, Júlia Gabrielly da Silva Lessa, Vinícius de Almeida Rodrigues e Eduarda Fernanda Silva. Após o encerramento das falas, os jovens vereadores se uniram aos familiares e professores para uma foto coletiva e encerramento oficial da primeira edição do Parlamento Jovem.   

O programa – Instituído pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Sorocaba, o programa Parlamento Jovem integra as iniciativas de educação para a cidadania. O objetivo é despertar nos alunos a consciência sobre os problemas de seus próprios bairros e ressaltar o papel dos vereadores e do Poder Legislativo na busca de soluções.

A primeira edição foi realizada entre os dias 21 de agosto e 3 de outubro, como parte do projeto “Ética, Solidariedade e Cidadania”, da rede municipal de ensino, e contou com alunos das escolas municipais Achilles de Almeida, Professor Flávio de Souza Nogueira, Getúlio Vargas, Leonor Pinto Thomaz e Matheus Maylasky.

Foram escolhidos, em eleições realizadas dentro de cada escola, 20 vereadores mirins e 19 suplentes (houve uma desistência), que participaram de uma etapa de formação, cerimônia de posse e outras três Sessões Ordinárias, onde puderam apresentar todas os tipos de matérias legislativas, sendo obrigatoriamente dois projetos de lei por estudante, para vivenciar a rotina da Câmara Municipal.