08/10/2019 12h31


Representando a Associação dos Funcionários da Urbes de Sorocaba (Afus), Camilo Fernandes Peixoto, funcionário da autarquia, solicitou apoio dos vereadores em relação à assistência médica do grupo.

O orador afirmou que nos últimos anos o valor do plano de saúde dos funcionários da Urbes, firmado com uma empresa privada, vem sofrendo aumento muito acima do reajuste salarial dos trabalhadores. “Nosso plano de saúde não tem ajuda do município, não tem nenhum subsídio”, explicou Peixoto, ressaltando que o pagamento do plano de saúde consome a maior parte do salário de boa parte dos funcionários da autarquia.

Devido a isso, os vereadores Renan Santos (PCdoB), Francisco França (PT) e Engenheiro Martinez (PSDB) criaram uma comissão especial para acompanhamento da questão. Segundo Renan Santos, um estudo está sendo realizado para avaliar a inclusão dos funcionários na assistência à saúde da Funserv ou conceder subsídio em um plano privado. Os agentes comunitários de combate às endemias, que enfrentam o mesmo problema, também estão incluídos no referido estudo.

O presidente Fernando Dini (MDB) declarou apoio à reivindicação e aconselhou que os funcionários da Urbes, que têm apresentado demandas pontuais a diversos vereadores, se reúnam de maneira uniforme para fortalecer a categoria.

Iara Bernardi (PT) e Fausto Peres (Podemos) também se manifestaram em favor do grupo.