Jussara Fernandes solicitou recursos das emendas impositivas para a construção do novo canil municipal e ampliação dos mutirões de castração.
A presidente do Conselho Municipal de Bem-Estar e Proteção Animal, Jussara Fernandes, utilizou a Tribuna social ao final da 61ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, nesta terça-feira, 8, para solicitar o apoio dos vereadores, por meio de emendas impositivas ao Orçamento 2020, para a construção de um novo canil municipal, estimado em R$ 2 milhões, e ampliação das castrações.
Segundo a oradora, atualmente o canil do Município consegue atender a proximamente 60 animais, mas a demanda é muito superior. Com relação às castrações, hoje são quatro mil vagas ao ano. Jussara informou ainda que o novo canil deverá ser implantado na garagem da antiga TCS.
A presidente do conselho comemorou que, pela primeira vez, a causa animal possui recursos na LOA, de R$ 500 mil, mas, que não são suficientes para atender as necessidades na área. Jussara também falou sobre a necessidade de um novo concurso para contratação de veterinários para o setor de Bem-Estar Animal, que opera atualmente com um único profissional.
Parlamentares manifestaram apoio à presidente do conselho. “Estamos muito longe do que seria o tratamento adequado para a saúde animal aqui em Sorocaba”, disse Fausto Peres (Podemos). Já Renan Santos (PCdoB) reforçou que é preciso dar sequência ao programa de castrações e tentar agilizar a parceria com as universidades. Iara Bernardi (PT), por sua vez, disse que é preciso acompanhar as emendas impositivas, para que sejam de fato aplicadas.
E o vereador João Donizeti (PSDB), com forte atuação na área ambiental, prestou suas homenagens aos conselheiros do Bem-Estar e Proteção Animal. “Estamos um pouquinho mais tranquilos em saber que vocês agora estão em um contexto legal, que é o conselho”, concluiu. Fernanda Garcia (PSOL) também defendeu o fortalecimento do conselho, criado como consultivo, mas que, para a vereadora, precisa ser deliberativo.