10/10/2019 21h19

A homenagem ao professor Mario Biazzi, à bailarina Thalma Di Lelli e ao gestor cultural José Rubens Incao é uma iniciativa do vereador Engenheiro Martinez (PSDB)

 

O diretor da Biblioteca Municipal Infantil, José Rubens Incao, juntamente com o professor Mario Biazzi e a bailarina Thalma Di Lelli estão sendo homenageados em sessão solene da Câmara Municipal, na noite desta quinta-feira, 10, por iniciativa do vereador Engenheiro Martinez (PSDB).

 

Os homenageados recebem, respectivamente, a Medalha de Mérito Cultural, a Comenda de Mérito em Educação e a Medalha Ana Abelha. Além de Martinez, a mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: Luiz Almeida Marins Filho, representando a Fundação Luiz Almeida Marins Filho; e Sérgio Reze, presidente da Associação Comercial de Sorocaba.

 

Mérito Cultural – Homenageado com a Medalha do Mérito Cultural “Ademar Carlos Guerra”, José Rubens Incao nasceu em Sorocaba, em 1963. Começou a trabalhar na Biblioteca Municipal Infantil em 1985 e foi o criador da primeira Gibiteca e Brinquedoteca do interior paulista. Reorganizou o Centro de Folclore de Sorocaba e promoveu exposições em que se destacaram artistas e artesãos populares da região.

 

Cursou Administração Pública Municipal no Centro Paula Souza e foi chefe da Divisão de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, quando reorganizou os acervos históricos do município. Com o apoio do pesquisador musical Abel Cardoso Júnior, também organizou o Arquivo de Registros Sonoros e Musicais da Prefeitura de Sorocaba e criou o Curso de Introdução à História da Música Popular Brasileira.

 

Na Biblioteca Infantil, promove intensa atividade de incentivo à leitura, folclore, patrimônio cultural e artes, além de promover a formação de pesquisadores e de público. Desde 1988 é responsável pelo Projeto “Passeios Culturais”, com visitas monitoradas a diferentes pontos de Sorocaba.

 

Comenda de Educação – Homenageado com a Comenda de Mérito em Educação, o professor Mário Biazzi é paulista de São Roque, onde nasceu em 21 de dezembro de 1938. Graduou-se em Matemática na USP em 1963 e fez Mestrado em Matemática na PUC de São Paulo. É autor, entre outros livros, de Números Complexos e Polinômios, com o professor Pompeo Di Tullio.

 

Iniciou sua carreira de professor de matemática em 1959 e foi professor efetivo da rede pública estadual. Em 1971, começou a lecionar na Faculdade de Ciências e Letras de Sorocaba, embrião da Universidade de Sorocaba (Uniso), onde leciona até hoje. Também lecionou na Fatec (Faculdade de Tecnologia de Sorocaba), de 1971 a 1991, e Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba), de 1977 a 1983.

 

De 1983 a 1988, atuou como secretário de Educação e Cultura de Sorocaba. Posteriormente, foi diretor de Educação e Cultura das cidades de São Roque, por duas vezes, e de Mairinque. Em 2018, em sua homenagem, o Laboratório de Matemática da Uniso passou a se chamar Laboratório de Matemática Prof. Mestre Mário Biazzi.

 

Mulher Empreededora – Homenageada com a Medalha Mulher Empreendedora Ana Abelha, a coreógrafa, bailarina e professora Thalma Di Lelli nasceu em Salto em 1967. Estudou violão, canto, piano, flauta e, aos 11 anos, começou suas aulas de balé. Em 1986, ingressou na Faculdade de Belas Artes de São Paulo, graduando-se em Artes Plásticas, e ainda em São Paulo, iniciou seus estudos de flamenco.

 

Estreou como bailarina de flamenco no Teatro Dias Gomes, em São Paulo, em 1988. Na capital paulista, fez pós-graduação em Museologia, no Instituto de Museologia de São Paulo. Trabalhou na equipe técnica que implantou o Museu da Cidade de Salto, inaugurado em 1991, do qual foi diretora. Também colaborou na implantação do Museu do Quartel de Itu.

 

Ministra aulas de dança flamenca em Sorocaba desde a década de 90. Em 1997, inaugurou sua própria escola, a Sala Tablado Flamenco. Em 2001, esteve na Espanha pela primeira vez. Estudou em grandes centros de flamenco de Madri e Sevilha e participou de festivais flamencos das cidades de Córdoba, Jerez e Granada. Criou o Projeto Feria de Sevilla, no bairro espanhol da Vila Hortência, que cultiva as raízes espanholas da Vila Hortência.

 

O evento contou com apresentações culturais de alunas da Sala Tablado Flamenco e da cantora Teresa Badini, acompanhada pelos músicos Nenê Barbosa (violão), Vicente Dionísio (contrabaixo) e Amaral (bateria) e, transmitido ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 6 da NET; e Canal 9 da Vivo), poderá ser visto na íntegra no portal da Casa.