Representando a associação “Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária”, Abílio Medeiros utilizou o espaço destinado à Tribuna Social na sessão ordinária desta terça-feira, 15, para solicitar apoio da Câmara Municipal na implantação do Trem dos Operários entre Sorocaba e Votorantim, utilizando a Locomotiva “Maria-Fumaça” 58.
O orador solicitou a destinação de emendas impositivas dos vereadores no Orçamento 2020 para a realização de projetos da associação, que conta com mão de obra voluntária de seus integrantes. “O trem irá ligar as cidades com benefícios turísticos, econômicos e sociais. A ideia é aproveitar épocas festivas como Natal e Dia das Crianças, mas também trabalhar com as escolas, para que alunos possam conhecer o trem durante a semana e fazer um passeio curto”, contou.
Segundo ele, a associação precisa de recursos para realizar a manutenção de trechos da linha férrea, da locomotiva e dos vagões de passageiros. Abílio Medeiros detalhou que a associação também se dedica à recuperação do material ferroviário da antiga Fepasa e pretende implantar no espaço da Estação Paula Souza um centro de memória ferroviária.