16/10/2019 21h29

O vereador Fernando Dini (MDB), presidente da Casa, foi o autor da homenagem ao cirurgião-geral Fernando Brum, da Policlínica Municipal

 

O médico sorocabano Fernando Brum Prestes da Silveira foi homenageado com o Título de Cidadão Emérito em sessão solene realizada na noite desta quarta-feira, 16, por iniciativa do vereador Fernando Dini (MDB), presidente da Casa, que ressaltou os relevantes serviços prestados pelo homenageado ao município, especialmente na área da saúde.

 

Além de Dini, a mesa de honra contou com as seguintes autoridades: padre emérito João Carlos Alampe, da Arquidiocese de Sorocaba; juiz do trabalho Valdir Rinaldi; Reinaldo dos Reis, superintendente executivo da Santa Casa; Edson Paulossi, diretor administrativo da Unimed; médico Sandro Dini, cirurgião do aparelho digestivo e gastroenterologista; o ex-vice-prefeito de Sorocaba José Ailton Ribeiro; e o vereador Renan Santos (PCdoB). O secretário de Saúde, Ademir Watanabe, também esteve presente na solenidade.

 

Além de familiares e amigos do homenageado, estiveram presentes na solenidade representantes de Lojas Maçônicas e outras entidades. O evento contou com apresentações musicais do Grupo “Fim de Papo”, formado por pacientes laringectomizados, sob a regência da médica Cira Danielle Casado Alves, cirurgiã de cabeça e pescoço da Santa Casa de Misericórdia.

 

“Servindo ao próximo” – Em seu discurso de saudação ao homenageado, Fernando Dini destacou que Fernando Brum “se dedica a servir ao próximo” e que “essa dedicação é prestada, muitas vezes, na pior hora, no momento da dor, do sofrimento, da angústia”. Dini destacou que o homenageado “trava uma luta diária para salvar vidas, tendo como pano de fundo a pouca estrutura do Sistema Único de Saúde”.

 

Citando uma afirmação de Irmã Dulce, recentemente canonizada santa, Fernando Dini disse se sentir honrado por conceder o Título de Cidadão Emérito a Fernando Brum, devido à dedicação do homenageado a seus pacientes. “Faço isso honrando o nome desta Casa, procurando sempre a prática da boa política, o interesse público e o bem comum, buscando dar a Sorocaba o que Sorocaba precisa, inclusive a valorização daqueles que a tornam melhor”, enfatizou o presidente da Casa.

 

O vereador Renan Santos e José Ailton Ribeiro ressaltaram o trabalho do homenageado como médico. “Sou testemunha de que o Dr. Fernando Brum se dedica 24 horas em prol do outro, em prol do próximo”, afirmou Renan Santos. Por sua vez, José Ailton Ribeiro destacou Fernando Brum “nasceu com o dom de cuidar da saúde das pessoas”. O padre João Carlos Alampe, em nome do Padre Flávio Miguel, diretor da Santa Casa, agradeceu o homenageado pelo trabalho que vem realizando naquela instituição de saúde.

 

Médico como ponte – Em seu discurso, Fernando Brum, citando Nietzsche, reflexou sobre sua formação, como ser humano e como médico. “Quando comecei na escola, sempre ficava ao lado das crianças discriminadas, também procurava cuidar dos meus irmãos mais velhos, como se fosse responsável por eles. O tempo acentua, ele não apaga o que somos. Sempre senti o amor pelo cuidar. Traduzi isso como escolha profissional”, afirmou, lembrando que, apenas uma semana depois de formado, em julho de 1990, começou seu estágio não remunerado em cirurgia geral no CHS e, no primeiro dia após o plantão, chegou a chorar ao chegar em casa, tantas eram as dificuldades.

 

“Vim todo pomposo, com orgulho de ser médico, mas perdi naquele instante toda vaidade. Reconheci a minha pequenez. A todos pedia para me ensinar e eles o faziam. Era tanta a necessidade de aprender, que passei a morar no hospital, não para querer ser o melhor, mas para não errar e fazer mal a um ser humano”, afirmou, dizendo que, desde então, sempre procurou ouvir os pacientes e segurar em suas mãos. “Nunca entrei num centro cirúrgico para operar sem orar primeiro e pedir ao Senhor para conduzir o meu trabalho. Não é dado aos médicos e nem a ninguém o poder de cura. Somente podermos ser ponte”, enfatizou.

 

Homenageado – Fernando Brum Prestes da Silveira nasceu em Sorocaba em 1963, filho dos professores José Prestes da Silveira e Ilka Brum Prestes Silveira, recentemente falecida. Casado e pai de uma filha, desde criança desenvolveu o gosto pela leitura e pela música clássica. Católico, frequenta o Santuário de São Judas Tadeu.

 

Fez toda a sua formação na rede pública de ensino. Estudou nas Escola Antônio Padilha e Colégio Júlio Prestes de Albuquerque (Estadão), onde concluiu sua formação básica. Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde se formou em 1990, e fez especialização em Cirurgia Geral no Hospital Regional de Sorocaba, concluída em 1993

 

Através de concurso público, prestado em 1991, tornou-se médico clínico da Prefeitura de Sorocaba a partir de 1992, sendo médico plantonista da Secretaria de Saúde desde 1993. Também trabalha como cirurgião geral na Policlínica Municipal desde a sua inauguração. Desde 2017, é diretor técnico da Santa Casa de Misericórdia.

 

Além disso, trabalhou por mais de 20 anos no Hospital Evangélico de Sorocaba, foi médico-legista concursado do Instituto Médico-Legal de São Paulo e atuou no sistema penitenciário por mais de 13 anos, atendendo no presídio de Iperó. A maior parte de suas atividades como médico são no sistema público de saúde. Também é médico cooperado da Unimed desde 1994, sendo médico-auditor do Hospital da Unimed de Sorocaba.

 

O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 6 da NET; e Canal 9 da Vivo) e poderá ser visto na íntegra no portal da Casa.