Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 25, no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba, audiência pública com o tema “Mulheres na política: a importância de sua representatividade”. A iniciativa foi da vereadora Cíntia de Almeida (MDB), que presidiu o encontro.
Além da vereadora proponente, integraram a mesa principal as vereadoras Maria do Carmo Guilherme (da cidade de Rio Claro), Regina Leite Tolentino (Capela do Alto), Juliana Santos (Santa Branca), Maria Joaquina (Campos do Jordão), a presidente do MDB Mulher Afro, Cidinha Raiz, e o presidente da Câmara de Angatuba, Nicolas Basile.
O presidente da Câmara de Sorocaba, vereador Fernando Dini (MDB), abriu a audiência pública destacando a importância da participação das mulheres na política. “As mulheres são especiais, diferenciadas, iluminadas; têm mais tato, carinho e zelo. Não existe como construir um mundo melhor sem o engajamento das mulheres na política”.
Cíntia de Almeida contou que em toda história da Câmara de Sorocaba apenas oito mulheres exerceram mandato no Legislativo, defendendo que devem lutar para aumentar a representatividade feminina na política. A vereadora lembrou também a história de pioneirismo de Salvadora Lopes, que na década de 1970 foi eleita, mas não assumiu o mandato.
No decorrer da audiência foram debatidas as necessidades do aprimoramento de leis relacionadas aos direitos da mulher, as medidas necessárias para garantir sua proteção e os problemas sociais enfrentados pelas mulheres, assim como as boas iniciativas já elaboradas e aplicadas em relação ao tema.