No governo Crespo início da obra chegou a ser anunciado para 2019, porém Prefeitura nem possui recursos para dar andamento à esperada intervenção
Não há qualquer previsão para que a pavimentação da avenida Três de Março, que interliga a região do Alto da Boa Vista ao bairro de Aparecidinha, saia do papel. Em resposta a requerimento do vereador Péricles Régis (MDB), o Executivo informa que a obra, que no ano passado foi dada como certa pelo governo Crespo e chegou a ter data de início anunciada, não possui nem sequer os recursos necessários para sua realização já captados.
Em dezembro de 2018 a Secretaria de Comunicação da Prefeitura chegou a noticiar que a obra, anunciada desde o governo Pannunzio, enfim se tornaria realidade em 2019, graças a recursos do Financiamento à Estrutura e ao Saneamento (Finisa) que estariam em fase de captação. Ainda em 2017 o então prefeito José Crespo sancionou quatro projetos de lei que autorizavam a Prefeitura a contrair empréstimo na Caixa Econômica Federal para investimento em obras públicas, totalizando R$ 105 milhões.
Somente agora, em resposta ao requerimento do vereador Péricles Régis, a Secretaria da Fazenda alega que conforme comunicado eletrônico nº 318/2018 emitido pela Caixa Econômica Federal em 31 de janeiro de 2018, estão temporariamente suspensas as contratações de operações de crédito com Municípios cuja garantia seja o FPM (Fundo de Participação dos Municípios). A Sefaz informa ainda que em 2019 não houve prosseguimento da proposta de financiamento, inclusive em decorrência do cenário político e econômico que atravessa o País.
O vereador Péricles classifica o desfecho como lamentável. “É a velha prática política de se anunciar como certo o que ainda não se tem em mãos. São três quilômetros de pavimentação aguardados há vários governos pela população. Em comum no decorrer dos anos há os discursos dos governantes, que sempre diziam que a obra sairia do papel”, afirma o vereador.
O parlamentar salienta que embora a avenida ainda não possua tantas edificações, ela tornou-se interligação entre condomínios da região de Aparecidinha com Sorocaba e das moradias do Alto da Boa Vista com as indústrias do Éden. A pavimentação garantiria maior fluidez de tráfego inclusive à Castelinho durante os horários de pico, já que a via registra congestionamentos diários nestes horários nos acessos da ponte da região de Aparecidinha. “Triste é para a população, que é vítima de estelionato eleitoral e continuará enfrentando uma pista esburacada que forma muito pó na época de estiagem e lama na temporada de chuvas.”
(Assessoria de imprensa – vereador Péricles Régis – MDB)