Dr. Leonardo Messina afirma que o câncer de próstata é o segundo mais fatal no Brasil
Com anuência do presidente Fernando Dini (MDB) e da Câmara Municipal, o urologista Leonardo Messina fez uso da tribuna na sessão ordinária desta quinta-feira, 7, para falar sobre a campanha Novembro Azul, de conscientização sobre o câncer de próstata, e a importância do diagnóstico precoce da doença.
“Os homens são muito negligentes em procurar o serviço de saúde, por isso precisamos conscientizar da importância da realização do acompanhamento médico, principalmente para identificar alterações na próstata”, afirmou o urologista, ressaltando que o câncer de próstata é o segundo tumor mais prevalente e também o segundo mais fatal. “O maior perigo é que essa é uma doença silenciosa, completamente assintomática nos estágios iniciais”, afirmou.
O principal foco da campanha Novembro Azul é a divulgação do Ônibus Azul, onde pode ser realizado o exame de próstata. O consultório itinerante está em funcionamento desde agosto de 2010 e realizou o atendimento de 78 mil homens, com uma média mensal de 720 pacientes. As consultas são realizadas na Policlínica, com distribuição de senhas a partir das 7h.