08/11/2019 14h03
 

Vereador Rodrigo Manga (DEM) foi procurado por grupo que propõe mudanças na legislação, como forma de desburocratizar e reduzir custos no sistema. Sugestões serão analisadas pelo poder público e, se forem viáveis, debatidas com o restante da categoria

 

O vereador Rodrigo Manga (DEM) intermediou, no fim da tarde desta quinta-feira (7), uma reunião entre integrantes da União dos Motoristas de Aplicativos de Sorocaba (Umas) e a Prefeitura de Sorocaba. O grupo foi recebido pela prefeita Jaqueline Coutinho, no gabinete dela, e apresentou sugestões de mudanças na regulamentação do serviço de transporte por aplicativo, com o objetivo de diminuir a burocracia e reduzir custos no sistema.

 

“As medidas têm o propósito de diminuir custos para os motoristas e, para usuários, evitar o risco de aumento de tarifas”, destaca Deivid Roberto Lucena de Paula, um dos representantes da Umas. Ele esteve acompanhado dos também motoristas Cláudia Rosa, José Antônio da Silva e Caio Vinícius Romano. Deivid enfatizou que a Umas representa um grupo de aproximadamente mil condutores por aplicativo que atuam em Sorocaba.

 

O grupo de motoristas considera que a Lei 12.022/2019 traz uma série de exigências que poderiam ser melhor especificadas. Reivindicam que para a obtenção do Cadastro Municipal de Condutores (Conduapp), o curso gratuito oferecido pelos aplicativos seja aceito na regulamentação do setor e não outro qualquer e que tenha custos aos motoristas.

 

Outro ponto é que a legislação deixe claro o tipo de vistoria necessária no veículo, para habilitar o exercício da função. “Como está hoje na regulamentação, ela não direciona que tipo de vistoria devemos fazer. Há diferentes tipos de vistorias e faixas de preços. E isso impacta no sistema, inclusive com possibilidade de redução no número de motoristas e o consequente aumento do valor da tarifa ao passageiro”, complementa Caio.

 

Na reunião, a prefeita estava acompanhada do secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Flávio Chaves, e eles receberam um ofício do vereador, contendo as propostas para serem analisadas pelo poder público.

 

“Fui procurado por esses motoristas, que fizeram esses apontamentos e pediram uma intervenção. Trata-se de uma proposta, mas que num segundo momento, dependendo da viabilidade, precisa ser apresentada, inclusive, para outros grupos de motoristas por aplicativos. A ideia é beneficiar a todos, indistintamente”, frisa Manga.

 

A prefeita Jaqueline encaminhará as propostas à Secretaria de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais, para análise, e ficou de um dar um retorno aos motoristas em dez dias.

 

(Assessoria de Imprensa – vereador Rodrigo Manga – DEM)