Por iniciativa do vereador Fernando Dini (MDB), presidente da Casa, o capitão Guilherme Derrite, do Corpo de Bombeiros, recebeu o Título de Cidadão Emérito
Oficial da Polícia Militar desde 2006, tendo atuado no comando de vários pelotões da PM e do Corpo de Bombeiros, o capitão sorocabano Guilherme Derrite, que foi eleito deputado federal pelo PP (Progressistas) nas eleições de 2018, foi homenageado com o Título de Cidadão Emérito em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, na noite desta sexta-feira, 8, por iniciativa do vereador Fernando Dini (MDB), presidente da Casa.
Além de Fernando Dini, a mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: Dirlei Salas Ortega, prefeito de Araçoiaba da Serra; Maurício Campanati, diretor-presidente do Investe Sorocaba, representando a prefeita Jaqueline Coutinho; coronel Willians de Cerqueira Leite Martins, comandante do Comando de Policiamento de Área do Interior (CPI-7); coronel Antonio Valdir Gonçalves Filho; comandante da Guarda Civil Municipal, Henrique De Agrella; juiz de direito Emerson Tadeu Pires de Camargo; e o promotor Antonio Domingues Farto Neto, da Vara de Infância e Juventude de Sorocaba.
O evento contou ainda com a presença do secretário de Esportes, Simei Lamarca, vereadores e líderes políticos de outros municípios, oficiais e comandantes da Polícia Militar em Sorocaba e região, delegados da Polícia Civil, além de representantes de várias entidades da sociedade civil, entre elas, Fundação Ubaldino do Amaral, Instituto Histórico e Genealógico de Sorocaba, Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, Procon de Sorocaba e Associação Comercial de Sorocaba. Na abertura da solenidade, o Hino Nacional Brasileiro foi executado pela Banda da Polícia Militar, sob a regência do primeiro-sargento Fabiano. A solenidade também contou com apresentações musicais de Ricardo Urban e Bruno Machado.
Ética e cidadania – “Diante de tantos fatos negativos que assolam a nossa classe política, temos a oportunidade de mostrar que a ética e a cidadania ainda sobrevivem neste país, através da prática da boa política, como é o caso da trajetória do capitão Derrite, vitoriosa e pautada na ética”, afirmou Dini. “Derrite é um deputado federal atuante. Tornou-se vice-líder do governo Bolsonaro, atua em sete comissões da Casa é é vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado”, afirmou o presidente da Casa, acrescentando que o homenageado apresentou 19 projetos de lei e destinou mais de R$ 20 milhões para a saúde em todo o Estado de São Paulo, dois quais R$ 5 milhões foram para Sorocaba, para Gpaci, BOS e Santa Casa.
O promotor Farto Neto também saudou o homenageado, parabenizou Fernando Dini pela autoria da homenagem e enfatizou que os policiais, militares e civis, é que estão nas ruas, na linha de frente dos processos criminais. O prefeito Dirlei Salas Ortega disse que Derrite muito tem ajudado Araçoiaba da Serra e outros municípios da região. O comandante Cerqueira Leite enfatizou que o país vive um momento de reflexão, mas também de ação, e defendeu que quem pratica crime tem de ser preso. “É nossa obrigação manter o ambiente seguro para que o país cresça”, enfatizou.
Em discurso emocionado, o deputado federal Guilherme Derrite agradeceu a Fernando Dini pela homenagem e contou que já teve o privilégio de receber Dini várias vezes na Câmara dos Deputados, quando o presidente do Legislativo sorocabano esteve em Brasília levando as demandas de Sorocaba. O capitão Derrite disse que, como policial, sempre combateu o crime organizado, relatou como foi o seu ingresso na política, a convite do então candidato Jair Bolsonaro, e enfatizou que, dentro do Parlamento, dedica um olhar todo especial a Sorocaba. Também explicou que não costuma andar fardado, mas, devido à importância da homenagem e ao seu amor pela Polícia Militar, fez questão de comparecer fardado à sessão solene.
O homenageado – Natural de Sorocaba, onde nasceu em 1984, Guilherme Muraro Derrite cursou o ensino fundamental em escolas públicas estaduais (Baltazar Fernandes e Professor Genésio Machado). Com bolsa de estudos, cursou o ensino médio no Colégio Universitário e no Colégio Anglo. Aos 18 anos, foi aprovado no vestibular da Fuvest e, mesmo aprovado nos vestibulares da Unesp e Unicamp, optou por ingressar na carreira de Oficial da Polícia Militar, ingressando na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, no início de 2003.
Tornou-se aspirante a Oficial da PM em 2006, foi promovido a 2º tenente em 2007 e alcançou o posto de 1º tenente em 2010. Em 2018, foi promovido ao posto de capitão da PM. Ao longo de sua carreira, comandou diversos pelotões da PM, entre eles, o Pelotão da Rota, de 2010 a 2013, e o pelotão de Força Tática no 49º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, em 2013. Nos anos de 2013 e 2014, coordenou o módulo específico do curso de formação de Soldados do CPA/M-5, participando da formação de mais de mil soldados da Polícia Militar. Em seguida prestou concurso interno e ingressou no Corpo de Bombeiros. Comandou postos do 2º Grupamento de Bombeiros da Capital.
Casado com uma oficial da PM e pai de dois filhos, além da carreira militar, é bacharel em Ciências Policiais e Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco e pós-graduado em Ciências Jurídicas pela Unicsul. Nas eleições de 2018, foi eleito deputado federal pelo PP (Progressistas) de São Paulo, obtendo 119.034 votos. É membro titular de várias comissões da Câmara dos Deputados e, em maio deste ano, foi escolhido vice-líder do governo na Casa.
A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET; e Canal 9 da Vivo) e poderá ser vista na íntegra no portal da Casa e em suas redes sociais.