A agência retirou a porta giratória, exigida por lei para garantir segurança a clientes e funcionários.
A instituição bancária que descumpriu uma lei municipal de autoria do vereador Engenheiro Martinez (PSDB) foi intimada pela Prefeitura, depois que o parlamentar fez um requerimento ao Executivo – instruído com fotos e um ofício do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Sorocaba e Região – cobrando providências.
A Lei nº 5.650/98 tornou obrigatória a instalação de portas automáticas ou giratórias, com vidros à prova de balas, detector de metais e travamento automático das portas nas agências bancárias e casas de câmbio do município, para garantir mais segurança a clientes e funcionários desses estabelecimentos.
Esta foi a segunda ocorrência gerada pelo mesmo banco este ano, que terá 15 dias a partir do dia 1º de novembro, para regularizar a situação. Em maio, a instituição havia retirado a porta giratória de uma agência na Avenida General Carneiro e, mediante reclamação do Engenheiro Martinez ao Executivo, foi intimada e reinstalou o equipamento de segurança.
Desta vez a porta retirada foi a da agência localizada em frente ao Hospital Santa Lucinda, o que gerou insegurança por parte de clientes e de funcionários do banco. “A ausência do equipamento facilita a entrada de pessoas armadas no local. Desde que as portas giratórias foram implantadas não se ouviu mais falar em assaltos dentro das agências”, argumentou Martinez.
(Assessoria
de Imprensa - Vereador José Francisco Martinez - PSDB)