A iniciativa foi do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), com o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho da referida categoria profissional
O Dia do Biomédico – profissional responsável pela realização de uma série de exames e estudos na área da saúde – foi celebrado em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba na noite desta quinta-feira, 21, por iniciativa do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB). Além do vereador, compuseram a mesa de honra as seguintes autoridades: gerente geral do Conselho Regional de Biomedicina (CRB) da 1º Região, Marcos Caparbo; delegado do CRB, Eric Diego Barioni; e a subdelegada da entidade, Daniângela Barbosa. Representantes da Secretaria de Política sobre Drogas também estiveram presentes.
“Atualmente, a biomedicina já está consagrada como profissão e conta com profissionais ocupando cargos e funções relevantes na área da saúde em todo o Brasil. O biomédico é o profissional do futuro. Possui uma formação generalista e muito contribui com a sociedade brasileira em diversas áreas”, afirmou João Donizeti, na saudação aos profissionais da área, elencando as diversas áreas em que o biomédico atua.
Como lembrou o vereador, os biomédicos atuam nos setores público e privado, como laboratórios, bancos de sangue, hospitais, centros de pesquisa e indústrias, trabalhando em áreas como análises clínicas, ambientais e bromatológicas, biologia molecular, genética, reprodução humana, citologia oncótica e imagenologia. “Como se vê, a atuação dos profissionais da biomedicina abrange múltiplas áreas do conhecimento”, enfatizou João Donizeti.
Valorização do biomédico – O Dia do Biomédico, celebrado em 20 de novembro de cada ano, foi instituído no calendário oficial de Sorocaba, pela Lei 11.447, de 26 de outubro de 2016, de autoria do então vereador Francisco Moko Yabiku, com o objetivo de valorizar a categoria. O biomédico Eric Barioni ressaltou que essa solenidade do Legislativo sorocabano, realizada inicialmente por Yabiku e continuada por João Donizeti, já se incorporou ao próprio calendário oficial da delegacia do Conselho Regional de Biomedicina, que, durante o evento, homenageia profissionais que se destacaram nos vários ramos da biomedicina na cidade.
Marcos Caparbo, representando o Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região, discorreu sobre a Imagenologia, área em que atua desde sua formação e que, na sessão solene deste ano, foi destacada pelo Conselho. A Imagenologia compreende áreas diagnósticas como tomografia computadorizada, ressonância magnética, medicina nuclear, radioterapia e radiologia médica, excluída a interpretação de laudos, que é ato privativo do médico. “O biomédico é o profissional do futuro porque ele está diretamente vinculado à tecnologia”, enfatizou Caparbo, lamentando que cerca de 80% da população da América Latina não tem acesso a diagnóstico por imagem, fato também ressaltado por João Donizeti.
A Biomedicina surgiu no Brasil em 1966, quando foi criado o primeiro curso na Escola Paulista de Medicina. Desde sua origem, o curso passou por diversas modificações curriculares, ampliando as suas habilitações e qualificando seus profissionais na área de saúde. A profissão ganhou força no final da década de 70, sendo regulamentada na década de 80, com a criação do Conselho Federal de Biomedicina e dos respectivos Conselhos Regionais.
A sessão solene contou com apresentações musicais de Maísa (voz) e Adalberto Azevedo (teclado), da Banda Sunset Musical, e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET; e Canal 9 da Vivo) e poderá ser visto no portal da Casa e em suas redes sociais.