22/11/2019 12h23


Por iniciativa do vereador Hélio Brasileiro (MDB), foi realizada na manhã desta sexta-feira, 22, no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba, audiência pública com o tema “Ação do cirurgião buco maxilo facial nos traumas e patologias da face: acolhimento, atendimento e ensino".

Integraram a mesa principal da audiência, além do vereador proponente, o presidente da Associação Brasileira de Odontologia (Regional Sorocaba), Carlos Henrique Silveira Villela; o superintendente do Seconci (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo), órgão responsável pela gestão do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, Dr. Paulo Sérgio Leme Quintaes; os cirurgiões José Fernando Pontes e Geraldo Prestes de Camargo Filho; e a coordenadora de saúde bucal da Prefeitura de Sorocaba, Paula Regina Ferreira da Silva.

Hélio Brasileiro destacou que a iniciativa do encontro foi para expor a realidade muito positiva do serviço de atendimento dos especialistas da área no Conjunto Hospitalar de Sorocaba. “Penso que é de interesse da sociedade conhecer o que acontece aqui ao nosso lado e não damos o devido valor. É excelente o serviço que o CHS presta no tratamento de traumas e patologias faciais, sendo referência não só no nosso país, mas em vários outros”, afirmou o vereador.

O cirurgião Geraldo Camargo salientou a importância dos profissionais da face e detalhou a evolução da gestão do serviço prestado no CHS. Segundo ele, entre 2017 e 2019 houve aumento de 22% nas consultas e de 30% nos procedimentos cirúrgicos. Em sua apresentação, afirmou também que o CHS ocupa o quinto lugar no Brasil em comparação com serviços semelhantes, em média de cirurgias, sendo o primeiro no estado de São Paulo.

Em nome do Executivo, Paula da Silva falou da importância da valorização do CHS, do reconhecimento de sua estrutura, da quantidade de profissionais e do aspecto do ensino, lembrando dos residentes.

Já Paulo Quintaes declarou seu orgulho de participar de uma audiência para falar de resultados positivos do CHS, haja vista que o hospital há alguns anos era constantemente pautado de forma negativa pela imprensa. Por fim, o superintendente do Seconci anunciou que a partir de 2020 os residentes passarão a ser remunerados pela instituição, sem nenhum repasse de recurso público.

A audiência pública foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET; e Canal 9 da Vivo) e pode ser vista na íntegra no portal e nas redes sociais da Câmara através do seguinte endereço eletrônico: https://youtu.be/1oJDHlNEEiU