27/11/2019 21h15

O vereador Fernando Dini (MDB), presidente da Casa, foi o autor da homenagem a Osmar Guimarães Júnior, destacando seus 30 anos de dedicação à segurança pública como delegado de polícia

 

O delegado Osmar Guimarães Júnior, atual diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 7 (Deinter-7), foi homenageado com o Título de Cidadão Emérito em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, na noite desta quarta-feira, 27. A iniciativa da homenagem foi do vereador Fernando Dini (MDB), presidente da Câmara Municipal, que ressaltou os relevantes serviços prestados pelo homenageado à segurança pública ao longo de seus 30 anos como delegado de polícia.

 

Além de Fernando Dini, a mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: secretário de Segurança e Defesa Civil, Marcos Mariano, representando a prefeita Jaqueline Coutinho; delegado Luiz Fernando Camargo da Cunha Lima, representando o secretário executivo Youssef Chain; comandante interino do CPI-7, tenente-coronel Benedito Galende; comandante interino do 7º BPM-I, major Sidnei Vieira; comandante da 14ª Circunscrição do Serviço Militar, tenente-coronel Marcelo Domingues; o comandante interino do 15º Grupamento de Bombeiros, major Roberto Elias de Souza; e o coronel Miguel Ângelo de Campos, secretário de Governo de Tatuí, representando a prefeita Maria José Vieira de Camargo.

 

“Minhas últimas homenagens foram para pessoas da área de segurança pública, sempre em defesa do bem-estar da população. O delegado Osmar Guimarães é uma dessas pessoas, que se destaca pela dedicação à lei e aos bons princípios. Seu firme propósito na luta contra as barbáries com as quais temos que conviver, mas que se apequenam diante daqueles que estão do lado do bem, nos faz acreditar na máxima de que o crime não compensa”, afirmou Dini, em sua saudação ao homenageado.

 

O delegado Pedro Banieti, representando todos os policiais civis, destacou “o brilhantismo, o profissionalismo e a irretocável trajetória” de Osmar Guimarães. O delegado Luiz Fernando Cunha Lima ressaltou “o zelo e o caráter humanitário” com que o homenageado conduz o Deinter-7. Fabio Tadeu Vieira Guimarães, irmão de Osmar Guimarães, e sua filha, Isabela Guimarães, também falaram sobre o homenageado.

 

“O título que esta Casa de Leis teve a generosidade de me conceder muito me comove e honra” – afirmou Osmar Guimarães, em discurso emocionado, ao agradecer a homenagem, que fez questão de dividir com toda a equipe do Deinter-7. “Sem o trabalho dos policiais civis que compõem o Deinter-7, eu não significado nada”, afirmou. Osmar Guimarães agradeceu sua família pelo apoio e fez questão de finalizar seu discurso agradecendo aos professores que contribuíram com sua formação, recordando uma frase de sua primeira professora, Neide Marte de Carvalho Melo, no então Grupo Escolar Antônio Padilha: “A escola é nosso segundo lar”.

 

O homenageado – Osmar Guimarães Júnior é natural de Sorocaba, onde nasceu em 1964. Estudou nas escolas Antônio Padilha, Estadão, Ciências e Letras e Anglo Veritas. Também estudou parte do colegial no Kansas, nos Estados Unidos, por meio de intercambio, aperfeiçoando-se no estudo da língua inglesa.

 

Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi), em 1986, foi professor de inglês em escolas e empresas da cidade. Fez estágio no Ministério Público de São Paulo e, em 1988, por meio de concurso público, tornou-se delegado de polícia, assumindo o cargo em 1989. É casado e pai de dois filhos.

 

Delegado de polícia há 30 anos, atuou no Conselho da Polícia Civil em São Paulo. Ocupou importantes cargos junto à Delegacia da Infância e Juventude e Ciretran, além de ter trabalhado nos municípios de Votorantim, Alumínio, Tapiraí e Sarutaia. Em 2009, foi promovido a delegado de polícia de 1ª Classe e fez treinamento em Pretória e Joanesburgo, na África do Sul.

 

Em 2015, foi promovido a delegado de polícia de classe especial. É professor da Academia de Polícia Civil, onde leciona, além de Língua Inglesa, Sistemas de Comunicação e Legislação. Atualmente é diretor do Departamento de Polícia Judiciária Interior 7 (Deinter-7), que abrange cinco seccionais e 79 municípios.

 

Várias outras autoridades, de instituições como a Polícia Civil, Polícia Militar, OAB, Ministério Público e Judiciário, também estiveram presentes na sessão solene. O evento, que contou com apresentações musicais de Auro Camargo (voz e teclado), servidor da Casa, foi transmitido ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET; e Canal 9 da Vivo) e poderá ser visto na íntegra no portal da Casa e em suas redes sociais.