28/11/2019 11h36


A Câmara Municipal de Sorocaba aprovou, na sessão desta quinta-feira (28), requerimento de autoria da vereadora Iara Bernardi (PT) questionando a capacidade e o limite da expansão urbana do município. Durante a sessão, ela demonstrou sua preocupação com o crescimento que ela qualifica como "desordenado" da cidade.

Dentre os exemplos mais contundentes desse crescimento, está a aprovação da implantação do “Loteamento Misto Ecivitas Smart City”, de responsabilidade de Real Elevadores Imobiliária S/A, Processo 232/2018 (e-ambiente 035366/2018-40).

Segundo Iara, trata-se da implantação de uma "nova cidade" dentro de Sorocaba, com capacidade prevista de abrigar 40 mil pessoas, mesmo frente a um quadro de falta água para a cidade, que demonstrou estar próxima ao seu limite de capacidade de abastecimento.

"O conceito de Smart City é de 'cidade inteligente', mas está se revelando uma 'cidade sem qualidade de vida'. Não há nada de inteligente no projeto, e menos ainda no processo de implantação do Ecivitas na cidade", disse a vereadora.

A Prefeitura deverá responder seu requerimento, apontando apresentando informações sobre abastecimento de água potável, tratamento de efluentes, mobilidade e sistema viário, saúde e educação. "Qual é a capacidade de suporte do município?", questiona ela, finalizando.

(Assessoria de imprensa – vereadora Iara Bernardi – PT)